São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Água com limão: Os benefícios e malefícios de tomar a mistura que é moda entre as fitness

Notícias

Água com limão: Os benefícios e malefícios de tomar a mistura que é moda entre as fitness

18/02/2019

Dentre as dezenas de modas que as blogueiras fitness lançam, beber água com limão em jejum pela manhã foi uma das que mais caiu no gosto do público e das famosas. Mas será que o hábito é realmente saudável?

 

A simples mistura de água com limão ajuda na digestão de gorduras e é antioxidante, e por isso ganhou adeptas como Gisele Bündchen e Yasmin Brunet. A ideia é que o líquido "limpe" o organismo, para que a pessoa só consuma algo sólido o desjejum. “As vitaminas e minerais vão ajudar o organismo no processo de eliminar as toxinas do trato gastrointestinal e a água é um detoxificante natural", explica a nutricionista Patrícia Buyo. "A vitamina C presente no limão ajuda na prevenção de gripes e resfriados e é um bom antioxidante."

 

A vitamina ainda ajuda a evitar o envelhecimento precoce, segundo a nutricionista, mas desde que aliada a uma boa alimentação e estilo de vida. Além disso, ela explica que o limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca, que é antibacteriana.

 

Em geral, a mistura ainda ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar. "O pH do limão é ácido, o que vai estimular a secreção pancreática e biliar e a alcalinização intestinal. Isso tornar o processo digestivo mais eficiente", diz Patrícia.

 

Mas não é só achar que o limão espremido vai te garantir tudo isso. Existe uma maneira correta de ingerir a mistura: o limão deve ser espremido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente, meia hora antes do café da manhã. "Isso vai ajudar o intestino e o fígado a começarem o dia funcionando melhor", afirma a nutricionista.

 

Segundo a médica, a mistura pode ser ingerida antes de outras refeições do dia também, uma vez que a vitamina C tem vida curta no organismo e a bebida ajuda na reposição. E, diferentemente do que muitas vezes é divulgado, a água com limão não ajuda a emagrecer ou a curar doenças como o câncer.

 

"Pode ajudar fazendo com que o organismo funcione melhor e fique mais regulado, e isso possa ajudar a emagrecer. Mas não se deve ao consumo de limão. O ácido cítrico do limão ajuda apenas a alcalinizar o sangue e o metabolismo", diz Patrícia. "E existem estudos publicados dizendo que não só o limão, mas outros alimentos como legumes e frutas, previnem o câncer. Mas não tem nada comprovado de que cure."

 

Apesar de muita gente reclamar que a mistura pode levar a problemas estomacais, a nutricionista afirma que isso também é um mito. "O limão é uma fruta ácida, mas depois de ingerido, ele se transforma em alcalino no organismo."

 

Ainda assim, há contraindicações: algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido cítrico e ter dores de cabeça. E como a Vitamina C ajuda a potencializar a absorção do ferro, pessoas que tem muito ferro no sangue devem tomar cuidado no consumo do limão, adverte a nutricionista.

 

Também deve-se estar atento aos dentes: há reclamações constantes de que a mistura possa manchar o sorriso dos que adotam a prática. "O suco em si não mancha. Ele é ácido e cria microporosidades na superfície do dente. E nessas porosidades entram as manchas de café, chás, chocolate, Coca-Cola etc.", afirma a dentista Mirian Nakazawa.

 

Ela conta que a mistura também pode criar uma sensibilidade nos dentes. "É a tal da erosão ácida, que falam nas propagandas de pasta para dentes sensíveis." "E se for em desjejum, piora, pois à noite nós salivamos menos e, de manhã, os dentes estão menos protegidos."

 

Nakazawa ​recomenda que as pessoas que quiserem tomar a mistura, a tomem com canudo e junto a uma refeição de verdade. “E, assim como os sucos de laranja, não pode escovar os dentes logo depois de tomar a água com limão, pois acaba desgastando a superfície do esmalte, que já está porosa."



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!