São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Colunistas / REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA

Estomaterapia | Angela Boccara

Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula – TiSobest
Integrante da Comissão de Ética da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia. Editora da Revista Estima. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem e Nutrição. Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano. Universidade de Taubaté - Email: [email protected]

+ postagens

REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA

Entre tantos desafios, chegamos a este momento tão desejado, a vacinação contra o vírus SARS-COV2.

A descoberta e produção de uma vacina depende do trabalho de muitos pesquisadores que se dedicam a esta grande missão nestes tempos de disrupção.

Tempos difíceis, complexos, assustadores, já que o inimigo é invisível e percorreu todo o planeta.

Uma pandemia nunca imaginada, com alcance e velocidade de disseminação altíssima, que produziu muita dor, medo, perdas, cansaço, isolamento e transformou o modo de nos relacionarmos, coibiu os contatos, os abraços, mas também trouxe nossos olhares, perspectivas e possibilidades. Enfim, gerou movimento, ação, transformação do espaço e do tempo no mundo, criando redes de interconexões amplas, complexas, embora desiguais.

O mundo já não é o mesmo, muitas mudanças ocorreram em um espaço de tempo tão pequeno que temos dificuldade de avaliar como tudo isso irá se refletir na nossa caminhada.

Pergunto será que ao controlarmos a doença voltaremos a agir da mesma forma que antes? Será que teremos mais respeito pelos profissionais da saúde? Pelos profissionais da educação? Será que seremos capazes de identificarmos as manobras políticas envolvidas no processo? Será que iremos avaliar melhor as nossas escolhas pessoais? Daremos mais atenção aos nossos filhos? Estaremos mais disponíveis para nossos familiares? Será que o “home office” fará parte efetiva do mundo do trabalho? Será que saberemos definir melhor as políticas públicas e escolher com discernimento nossos representantes em todas as instâncias, sejam elas políticas ou organizacionais? Formaremos profissionais mais reflexivos e participativos?

São tantas as perguntas que surgem, mas ainda não temos respostas claras.

A vacina chegou, a pandemia está em vias de ser controlada e isso é maravilhoso, mas é preciso refletir sobre tudo que vivemos e ainda viveremos, compreender que a pandemia nos mostrou com nitidez tantos pontos importantes, em especial escancarou a fragilidade, dos sistemas públicos de saúde.

E nós enfermeiros e profissionais de saúde temos realmente clareza da nossa importância no mundo da saúde? Saberemos encontrar novas formas de nos mostrar? Lutaremos juntos por melhores condições de trabalho e remuneração digna?

São tantas perguntas. Questões importantes que precisam ser consideradas, respondidas e partilhadas para o futuro da humanidade!!!

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!