São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / EUA condenam clínicas ‘inescrupulosas’ de terapias com células-tronco

Notícias

EUA condenam clínicas ‘inescrupulosas’ de terapias com células-tronco

04/09/2017

FDA (sigla para Food and Drugs Administration), órgão que regulamenta o setor de medicamentos nos Estados Unidos, condenou em nota oficial o que chamou de “falsas promessas” de clínicas que têm utilizado células-tronco como marketing para seus produtos.

 

Nos Estados Unidos, essas terapias têm sido anunciadas para o tratamento de uma série de enfermidades e também na medicina estética, em terapias antienvelhecimento. “Há uma pequena quantidade de atores inescrupulosos que se apoderaram da promessa clínica da medicina regenerativa a fim de fazer garantias enganosas e às vezes corruptas aos pacientes com base em produtos não comprovados e, em alguns casos, perigosamente duvidosos”, afirmou a entidade.

 

As células-tronco, que podem ser extraídas do sangue, da gordura ou da medula, têm o potencial de se diferenciar em diferentes tecidos e, por isso, têm sido usadas em uma série de terapias tidas como regenerativas. "Produtos confiáveis e cuidadosamente desenvolvidos vão sofrer se esses maus atores continuarem a propagar má ciência", diz nota do FDA.

 

Mais fiscalização para o setor

 

Juntamente com o alerta para as clínicas, a agência americana disse que intensificará sua fiscalização na área. A instituição também planeja para outubro uma série de reuniões que descreverão mais claramente quais são os processos necessários para a regulamentação dessas terapias. A agência exorta, no entanto, que a área é uma das mais promissoras da medicina, mas que a maioria das terapias está em estágio inicial. “Essas novas tecnologias possuem uma promessa significativa para tratamentos transformadores e potencialmente curativos para algumas das doenças mais preocupantes e intratáveis da humanidade”.

 

De fato, segundo a agência, a ciência tem se debruçado com forte empenho em aplicações da terapia em uma ampla gama de doenças -- como câncer, doença de Parkinson e diabetes, entre outras, mas que só há aprovação para um número limitado de terapias. Infelizmente, diz o FDA, "esses atores desonestos" exploram os sinceros relatos do potencial clínico de produtos devidamente desenvolvidos como uma forma de enganar os pacientes. Com isso, segundo o FDA, essas clínicas acabam por coibir o otimismo de outros que enfrentam graves doenças. "Isso coloca todo o campo em risco", diz a nota.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!