São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Anvisa lança conteúdos sobre serviços de saúde

Notícias

Anvisa lança conteúdos sobre serviços de saúde

14/08/2017

A Anvisa lançou novas publicações sobre segurança do paciente e serviços de saúde. O Diretor-Presidente, Dr. Jarbas Barbosa, fez o lançamento dos materiais publicitários durante o V Seminário Internacional: Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviço de Saúde realizado de 7 a 10/8 para o público convidado. 

 

Os materiais têm conteúdos voltados aos profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), gestores dos serviços de saúde e educadores e incluem: 

 

O Kit Pacientes, composto pelo guia intitulado “Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes”, pelo folder “Você sabia que pode colaborar para um cuidado mais seguro e com qualidade nos serviços de saúde?” E pelo cartaz “Perguntas-chave para melhorar a segurança do paciente nos serviços de saúde”.

 

O Guia é destinado aos pacientes, familiares e acompanhantes interessados na segurança do paciente. Contém orientações sobre como prestar assistência corretamente, o que auxilia no trabalho de gestores, profissionais de saúde e profissionais que atuam no Sistema Nacional de vigilância sanitária (SNVS) na prevenção de eventos adversos nos serviços de saúde do país.

 

Os novos manuais da série “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde”: Volume 7 – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos Relacionados à Assistência à Saúde; Volume 8 – Medidas de Prevenção e Critérios Diagnósticos de Infecções Puerperais em Parto Vaginal e Cirurgia Cesariana; e Volume 9 - Medidas de Prevenção de Infecção em Oftalmologia, além das atualizações dos volumes 1, 5 e 6.

 

A Série coopera com as boas práticas em serviços de saúde e são destinados, especialmente, aos profissionais que atuam nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), nos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP).

 

O kit com doze cartazes sobre Medidas de Prevenção de Eventos Adversos Relacionados à Assistência à Saúde para a Segurança do Paciente busca mostrar as principais medidas e incentivar o uso das práticas seguras de prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). São destinados aos profissionais que atuam na prática do cuidado em serviços de saúde.

 

Acesse o conteúdo da cartilha Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes, clicando aqui



Fonte: Portal Anvisa | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: Vania Maria de Souza Galhardo

  1. Comentado em:

    Excelente noticia!! Estamos trabalhando a segurança do paciente e o mesmo e familiar deve ser envolvidos no cuidado.