São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Vacinação contra gripe termina nesta sexta; só 58% do público-alvo se vacinou

Notícias

Vacinação contra gripe termina nesta sexta; só 58% do público-alvo se vacinou

24/05/2017

Até esta segunda-feira (22), apenas 58,2% do público-alvo foi imunizado durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que começou no dia 17 de abril. A campanha, que termina nesta sexta-feira, tem como meta imunizar ao menos 90% das 54,2 milhões de pessoas que compõem os grupos prioritários.

 

Dos grupos que podem receber a vacina pelo SUS, os idosos têm, até o momento, a maior cobertura vacinal: 67,1% desse público já se vacinou. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, a cobertura foi de 65,4% e, entre os trabalhadores de saúde, de 59,4%.

 

Os grupos que menos se vacinaram foram os indígenas, com 37,1% de cobertura, as crianças, com 44,9% e as gestantes, com 49,2%. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 52,4% dos professores se vacinaram.

 

Veja quem recebe a vacina pelo SUS


 

 

  • Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
  • Idosos (a partir de 60 anos)
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
  • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
  • Professores de escolas públicas ou privadas

 

 

Número de casos foi alto em 2016


Em 2016, houve 12.174 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza no país. A SRAG é uma complicação da gripe. Houve ainda 2.220 mortes, número alto em comparação a anos anteriores. Do total de óbitos, a maioria (1.982) foi por influenza A/H1N1.

 

Este foi o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!