São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Coren-CE é o primeiro regional a aderir ao Selo da Qualidade | Cofen

Notícias

Coren-CE é o primeiro regional a aderir ao Selo da Qualidade | Cofen

23/02/2017

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, instituiu por meio da Portaria Coren-CE No. 32/2017, o Grupo de Trabalho (GT) para implantação do Selo da Qualidade – Cofen, no estado, tornando-se o primeiro regional a aderir ao programa.

 

O Grupo de Trabalho é formado pelos seguintes enfermeiros:Maria Dayse Pereira – Coordenadora,Celiane Maria Lopes Muniz,José Iran Oliveira das Chagas Junior, Milvia Maria Colares Perez, Emeline Moura Lopes e Jackeline Osterno de Carvalho Barreto.

 

Por orientação da Comissão Nacional da Qualidade, o GT está realizando a leitura e análise do Manual e aguarda o curso de formação de avaliadores que irá ocorrer em Junho do corrente ano.


GT Ceará Selo da Qualidade – Cofen

 

Entenda o papel do Grupo de Trabalho


Sérgio Luz, coordenador da Comissão Nacional da Qualidade – CNQ, explica que no regional haverá um GT – Grupo de Trabalho, nomeado pela presidência por meio de portaria, será composto no mínimo por 4 (quatro) enfermeiros, que irão conduzir o processo de inscrição, operacionalização da visita, avaliação e elaboração do relatório, o GT seguirá as diretrizes da CNQ. De acordo com a demanda o GT poderá ter um banco de dados de avaliadores que podem  ser acionados para as visitas de avaliação.

 

Os avaliadores são nomeados pelo Presidente do regional e devem estar  disponíveis para o GT – Grupo de Trabalho, que realizará a convocação conforme demanda de inscrições dos hospitais interessados em participar do processo de aquisição do Selo da Qualidade | Cofen.

 

A Comissão Nacional da Qualidade – CNQ, recomenda como perfil para o avaliador:


  • Graduação em enfermagem  no mínimo cinco anos.
  • Especialista na área de gestão ou qualidade.
  • Experiência na Liderança de equipe no mínimo de 2 anos.
  • Ter sido capacitado na Oficina de Avaliadores promovida pelo Cofen.

 

As reuniões do GT sertão mensais ou de acordo com a demanda de trabalho, sendo obrigatório o registro em Livro Ata dos assuntos debatidos e tomadas de decisões, finaliza Luz.

 

O objetivo do Selo da Qualidade é reconhecer e estimular o desenvolvimento da Gestão de Enfermagem pelas boas práticas estabelecidas no âmbito da qualidade, contribuindo para melhoria dos resultados da instituição, satisfação dos profissionais e uma assistência segura.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!