São Paulo, 2 de maio de 2024
Home / Notícias / Número de enfermeiros por pacientes em UTI

Notícias

Número de enfermeiros por pacientes em UTI

14/09/2012

Nesta quarta-feira (13), em sua reunião de setembro, entre os temas mais importantes da pauta sobre vigilância sanitária, foi o acordo estabelecido entre Anvisa e CNS para reformular as regras estipuladas pela resolução RDC 26 da Anvisa, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e aumenta o número de pacientes que podem ser atendidos por enfermeiros em UTI de 8 para 10. Os conselheiros de saúde expressaram sua preocupação tanto com a qualidade do serviço prestado quanto com as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem. “A Anvisa demonstrou publicamente sua abertura para o diálogo nesta reunião; vamos organizar reunião entre a agência e representantes do setor de enfermagem para adequar a resolução aos valores defendidos pelo CNS”, resume o conselheiro Francisco Batista Júnior.



Fonte: CNS | Postado no Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: juliana simmons carvalho

  1. Comentado em:

    Isto é realmente preocupante. A UTI é um setor crítico,com um nível de complexidade alto, na qual a responsabilidade do enfermeiro vai além da coordenação de sua equipe e administração dos recursos, desde 2004 o enfermeiro é responsável pela implementação da SAE , conforme RE COFEN. Este aumento do número de leitos pode comprometer seriamente a qualidade da assistência, colocando em risco a saúde dos pacientes que se encontram vulneráveis assim como aumenta o risco de erros que envolvem a assistência ao paciente,

Por: ZENILDA VIANA SOUZA

  1. Comentado em:

    EU TRABALHO EM UM CTI COM 10 LEITOS E POSSO DIZER DA DIFICULDADE DE UM ENFERMEIRO ATENDER 10 LEITOS. PRECISAMOS LUTAR POR MELHORES CONDIÇOES DE TRABALHO.