São Paulo, 2 de maio de 2024
Home / Notícias / Residência em Saúde: Governo incentiva formação de enfermeiros obstetras

Notícias

Residência em Saúde: Governo incentiva formação de enfermeiros obstetras

12/09/2012

Saúde e Educação lançam programa para estimular instituições de ensino a qualificar enfermeiros para atuar na assistência à saúde materno e infantil. Instituições devem se inscrever entre os dias 17 a 23 de setembro

 

Os Ministérios da Saúde e da Educação lançam, por meio de edital, o Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstetrícia (PRONAENF), uma iniciativa pioneira do governo federal para incentivar instituições de educação superior a promover a formação de profissionais com especialidade em enfermagem obstétrica. O edital também divulga informações sobre a seleção de Programas de Residência em Enfermagem Obstétrica.

 

O programa quer capacitar enfermeiros obstetras para serem inseridos no Sistema Único de Saúde, sobretudo, nas regiões que aderiram à estratégia Rede Cegonha. Os profissionais estarão aptos a atuar desde o pré-natal e parto até o nascimento e pós-parto dentro do preconizado pela Rede Cegonha. A estratégia visa intensificar a assistência integral à saúde das mulheres e crianças, desde o planejamento reprodutivo -- passando pela confirmação da gravidez, parto, puerpério, até o segundo ano de vida do filho.

 

“O PRONAENF é uma ação que contribui com a Rede Cegonha, qualificando os enfermeiros para prestar um serviço humanizado e de qualidade para a criança e para mulher”, disse o secretário de gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mozart Sales. O edital, traz os critérios de participação do processo de seleção pelas instituições de ensino.

 

Na primeira fase do PRONAENF, as instituições interessadas em participar do programa devem enviar seus projetos de residência no período de 17 a 23 de setembro, pelo endereço eletrônico http://cnrms.mec.gov.br. As instituições precisam estar localizadas em estados e municípios (e também no Distrito Federal) que aderiram à Rede Cegonha.

 

Os programas de residências aprovados serão financiados pelo Ministério da Educação (MEC), em Instituições Federais de Ensino, e pelo Ministério da Saúde (MS), nas demais. O resultado final será publicado no dia 1º de outubro, no Diário Oficial da União (DOU). Posteriormente, cada instituição abrirá seleção para os profissionais interessados em participar da residência. Os enfermeiros participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 2.384,82 durante os dois anos da residência.

 

REDE CEGONHA – Uma das ações da Rede Cegonha consiste na mudança de modelo de atenção dado atualmente ao parto e nascimento. Dentro da estratégia estão previstos os Centros de Parto Normal – unidades que funcionam em conjunto com as maternidades para humanizar o parto e nascimento, e contam com a inserção do enfermeiro obstétra na assistência ao parto de risco habitual. Por conta deste novo modelo é importante aumentar a quantidade desses profissionais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Imagem: G1

Clique aqui e leia o edital



Fonte: Portal da Saúde | Postado no Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: marilucia aparecida ribeiro

  1. Comentado em:

    Sou enfermeira a 26 anos,tenho mais ou menos 16 anos que trebalho em PACS/PSF,Cerejeiras aderiu ao programa rede cegonha, inclusive participei da 2ª fase da oficina do plano de ações nos dias 04 e 05 que aconteceu em Porto Velho e já fiz o Plano Municipal de cerejeiras.Portanto gostaria de participar desta residencia da enfermagem em obstetricia,mas fiquei sabendo agora,gostaria de saber se não tenho como me escrever,por favor me informe,pois é o meus sonho.Aguardo ansiosa.Muito obrigada.

Por: Liliane

  1. Comentado em:

    Bom dia, sou Enfermeira, porém não possuo graduação em Obstetricia e gostaria de saber como faço para me inscrever na residência e quais são os critérios para inscrição.

Por: Liliane

  1. Comentado em:

    Bom dia, sou Enfermeira, porém não possuo graduação em Obstetricia e gostaria de saber como faço para me inscrever na residência e quais são os critérios para inscrição.

Por: JOSÉ DONIZETI COSTA

  1. Comentado em:

    Sou enf. Obstetra, com experiencia, atuo na área há 20 anos e gostaria de fazer a residencia e também comparetilhar a minha experiencia com os demais. Na minha cidade tem 02 faculdades de Enfermagem elas podem cadastrar para dar seguencia da residencia aqui? Um abraço Donizeti

Por: roberta rocha

  1. Comentado em:

    MEU NOME É ROBERTA SOU ENFERMEIRA E GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DESSE CURSO, COMO FAÇO

Por: DÉBORA CRISTINA ALVES

  1. Comentado em:

    BOM DIA GOSTARIA DE FAZER A INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR.

Por: fatima roratto

  1. Comentado em:

    BOM DIA. SOU ENFERMEIRA OBSTETRA E GOSTARIA DE SABER COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA A RESIDÊNCIA . ABRAÇO.

Por: ennio paulo ladeia magalhaes

  1. Comentado em:

    oi boa tarde sou enfermeiro obstetra e tenho interesse em participar como faço para me inscrever.....

Por: Rafaela Vidal Santos

  1. Comentado em:

    Oi sou enfermeira e estou terminando minha Pós- Graduação em Enfermagem Obstétrica! E tenho muito interesse de participar, como posso fazer minha inscrição? Quais serão os critérios de seleção? Aguardo retorno!

Por: Erika Costa Neiva Hofer Bastos

  1. Comentado em:

    Desejo fazer parte deste programa, como posso fazer minha inscrição?

Por: renata alves cardoso

  1. Comentado em:

    como faço para me inscrever? tenho grande interesse

Por: Jussara da Silva B. Ferreira

  1. Comentado em:

    Quais serão os critérios de seleção? Se o meu município não enviar o projeto, haverá possibilidade de participação? Aguardo retorno e parabéns pela iniciativa!

Por: katia a.

  1. Comentado em:

    Sou Enfermeira Obstetra e quero participar!!!!

Por: sueli veniti pichinim

  1. Comentado em:

    SOU ENFERMEIRA E GOSTARIA DE SABER COMO PARTICIPAR DESSE CURSO POIS É UMA AREA QUE ME INTERESSA MUITO. OBRIGADA

Por: Lucimara Santos de souza Mende

  1. Comentado em:

    Sou enfermeira e quero muito participar.Como faço para me escrever??

Por: neide diniz ribeiro

  1. Comentado em:

    Achei fantástica a iniciativa, por favor divulguem como fazer a inscriçao para a residencia, um grande abraço, Neide D.Ribeiro

Por: Bruna Santos

  1. Comentado em:

    Olá, gostaria de saber como faço para participar?

Por: MAIRA DO PRADO SILVA RIOS

  1. Comentado em:

    Sou enfermeira e tenho muito interesse em participar deste momento.Como faço para me inscrever?