São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Notícias / Interações farmacológicas com drogas psiquiátricas

Notícias

Interações farmacológicas com drogas psiquiátricas

04/06/2012

A Psicofarmacologia e as neurociências têm passado por enorme desenvolvimento na última década e irão desenvolver-se nesse mesmo ritmo por outras tantas. Paralelamente, o diagnóstico em psiquiatria se aprofunda e se refina trazendo como consequências melhores indicações e utilizações das drogas psiquiátricas, tanto novas quanto antigas.

A utilização de drogas únicas, ou seja, sem associação com outras drogas, representa uma exceção entre pacientes psiquiátricos tratados para os mais variados tipos de transtornos. Quando se observa o uso de drogas psiquiátricas em populações especiais, a não associação delas com drogas utilizadas em outras especialidades torna-se ainda mais rara. Como exemplos mais marcantes estão as associações de drogas psiquiátricas com aquelas utilizadas em gerontologia, neurologia, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, pediatria e oncologia, entre outras.

A importância das interações medicamentosas com drogas psiquiátricas, tanto as desejáveis quanto as indesejáveis, deve ser criteriosamente considerada na prática clínica conscienciosa e nos ambientes de pesquisa. Assim, Interações Farmacológicas com Drogas Psiquiátricas torna-se relevante nesse tema tão dinâmico e significativo.

 

A obra lançada pela editora Roca, está na 2ª edição e conta com os seguintes capítulos:

 

- Princípios das interações farmacológicas:farmacocinética e farmacodinâmica

- O papel dos astrócitos na farmacocinética efarmacodinâmica do SNC

- Interações farmacológicas com antidepressivos

- Interações farmacológicas com drogas antipsicóticas

- Interações farmacológicas com estabilizadores do humor

- Interações farmacológicas com ansiolíticos e hipnoindutores não benzodiazepínicos

- Interações medicamentosas em dependência química

- Interações farmacológicas com metilfenidato, atomoxetina e modafinila

- Interações farmacológicas com fitoterápicos

- Revisão das interações farmacológicas e estimulação magnética transcraniana

- Interações farmacológicas e eletroconvulsoterapia

- Interações farmacológicas na prática geriátrica

- Interações medicamentosas na infância e adolescência

- Interações farmacológicas em pacientes clinicamente doentes

- Farmacogenômica das interações medicamentosas

Anexo - Guias para consulta dinâmica

 

Sobre os autores:

 

Marco Antonio Marcolin M.D., Ph.D. -Masters e Ph.D. pela University of Illinois (Chicago). Professor e Orientador do curso de Pós-graduação,Mestrado e Doutorado do Instituto de Psiquiatriada Faculdade de Medicina da Universidade deSão Paulo (FMUSP)

 

Maria da Graça Cantarelli - Internista pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e Psiquiatra pela PUC-RS. Doutoranda em Neurociências pela Universidade

Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Pós-graduação em Psiquiatria do Instituto Abuchaim – R

 



Fonte: LR
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!