São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Notícias / Para liberação de acesso ao portal, MS aguarda envio de dados do Cofen

Notícias

Para liberação de acesso ao portal, MS aguarda envio de dados do Cofen

04/06/2012

 

Para dar acesso aos profissionais, os Conselhos federais precisam enviar para o Ministério dados dos profissionais como UF e número de registro, além da data de nascimento dos profissionais.

 

O Ministério da Saúde recebeu, até esta sexta-feira (01), as informações necessárias dos Conselhos Federais de Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Biologia para possibilitar o acesso de profissional de saúde ao portal Saúde Baseada em Evidências (http://periodicos.saude.gov.br). A nova ferramenta reúne conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências e está disponível para os profissionais de saúde das 14 profissões regulamentadas no Ministério, mas o acesso só é possível após os Conselhos Federais enviarem: nome do profissional, identificação funcional do respectivo conselho, unidade da federação e data de nascimento.

 

A expectativa do MS é  receber em breve informações dos demais Conselhos Federais como Enfermagem,Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Serviço Social, possibilitando, desta forma, que a informação chegue aos cerca de 1,8 milhão de profissionais de saúde registrados no país.

 

O envio da informação feita pelo Conselho é o primeiro passo para a habilitação do acesso. Ao acessar a primeira vez o Portal, com o seu número de registro, o profissional de saúde preencherá um cadastro mais completo e também criará uma senha. Essas informações possibilitam - posteriormente - ao Ministério identificar o perfil do usuário, bem como as publicações e assuntos que foram consultados.

 

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, ressaltou a importância dos Conselhos enviarem o mais rápido possível os dados iniciais. “Vamos saber, desta forma, quem acessou, em qual base de dados ele pesquisou e quais os assuntos mais procurados, o que permitirá o planejamento e aperfeiçoamento da própria ferramenta”, explicou o secretário.

 

Criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Portal “Saúde Baseada em Evidências”, possibilita ao profissional de saúde o acesso às melhores e atualizadas publicações científicas, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão no diagnóstico, no tratamento e na gestão. Pelo portal, os profissionais também podem utilizar ferramentas como calculadoras médicas e de análise estatística, além de conteúdo multimídia.

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a nova ferramenta significa mais um passo para alcançar o objetivo maior do Sistema Único de Saúde (SUS) de prover saúde pública, integral e gratuita a toda a população: “O novo Portal pode ajudar ainda mais nossos profissionais de saúde a melhorar o atendimento à população e fortalecer o processo de educação permanente dos trabalhadores do SUS”.

 

A base de dados do portal foi selecionada a partir de um levantamento realizado por pesquisadores e docentes de universidades públicas do País, que considerou a relevância e a atualização do conteúdo disponibilizado. O material foi selecionado para atender às principais necessidades dos profissionais de saúde.

 



Fonte: MS/Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!