São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Notícias / Tribunal de Contas do AM suspende concurso da Semsa

Notícias

Tribunal de Contas do AM suspende concurso da Semsa

01/06/2012

Cerca de 75 mil candidatos concorriam a umas das 1.390 vagas oferecidas.Provas seriam realizadas no domingo (3).

 

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) suspendeu, nesta sexta-feira (1º), o concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que seria realizado no domingo (3). O TCE acatou a representação da procuradora de Contas Elissandra Freire, que constatou diversas irregularidades na realização do exame.

 

O órgão informou que o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e o secretário municipal de Administração, José Antonio Ferreira de Assunção, foram notificados pelo TCE a responder, por um prazo de 15 dias, sobre as irregularidades encontradas.

 

Ação cautelar

 

Nesta quinta-feira (31), foi instaurada uma ação cautelar na Justiça do Amazonas pedindo a suspensão das provas do concurso público. Também foi solicitada não publicação de qualquer resultado das provas já aplicadas. A medida foi tomada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM).

 

De acordo com o Ministério Público, a medida é devido às irregularidades da prova lançada no domingo (27) não terem sido apuradas pela Municipal de Administração (Semad).

 

A Secretaria de Administração pediu a extensão do prazo ao MP, afirmando a necessidade de receber explicações da empresa Cetro, e só então iniciar a apuração dos fatos, o que não foi aceito pela 54ª Prodedic.

 

Provas repetidas

 

O concurso público teve parte de sua aplicação adiada para o domingo após problemas de atraso na entrega de algumas provas na unidade de realização da Faculdade Fametro. Na ocasião, dezenas de candidatos ficaram impedidos de realizar o concurso e protocolaram denúncias na sede da Procuradoria Geral de Justiça na última segunda-feira (28), pedindo a abertura de investigação por parte do MP-AM.

 

Os participantes do concurso também alegaram o vazamento de respostas das provas antes da publicação oficial do gabarito e a semelhança de identidade de algumas questões entre as provas aplicadas pela manhã e pela tarde.

 

As denúncias geraram a instauração de dois inquéritos civis para apurar as ocorrências por parte da 54ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão (Prodedic).

 

 



Fonte: G 1
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!