São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Notícias / ES - Hospitais assinam termo de compromisso para implantação do Samu

Notícias

ES - Hospitais assinam termo de compromisso para implantação do Samu

31/05/2012

O termo de compromisso será encaminhado, juntamente com o projeto de implementação do serviço no Sul do ES, para o Ministério da Saúde (MS). 

Marino ressaltou o papel do serviço no Sul para a Rede de Urgência e Emergência. “A implantação do Samu 192 nessa Região é uma das etapas para a construção da Rede de Urgência e Emergência. Os hospitais são importantes nesse processo porque deverão ter a capacidade de estabilizar o paciente até a chegada da ambulância”, detalhou.

 

Segundo a coordenadora estadual do Samu 192, Engre Beilke, o termo de compromisso será encaminhado, juntamente com o projeto de implementação do serviço no Sul do ES, esta semana, para o Ministério da Saúde (MS). Ainda de acordo ela, também será definido o perfil de atendimento de cada hospital para receber os pacientes.

 

Um dos hospitais que assinaram o termo foi a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, referência para casos de urgência em trauma ortopédico. A superintendente da Unidade, Nercedes Canal, disse que aguarda a decisão sobre o perfil de atendimento para que possa reforçar o tipo de atuação no Hospital, redirecionando melhor as demandas.

 

Além de secretários municipais de saúde e diretores de hospitais, a reunião contou com a presença dos subsecretários de Estado da Saúde, Geraldo Correa Queiroz e Fábio Benezath, além do prefeito de Mimoso do Sul, Ângelo Guarçoni Júnior.

 

Termo de compromisso

 

Ao todo, foi assinado termo de adesão com 13 hospitais (veja a lista abaixo) em 10 municípios capixabas do Sul: Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Guaçuí, Alegre, Itapemirim, Iconha, Muniz Freire, Iúna, Mimoso do Sul e São José do Calçado.

 

O projeto de implantação do Samu 192 na Região contemplará 24 municípios e terá abrangência sobre 623.396 habitantes. Atualmente, o serviço está presente em 12 municípios das regiões Metropolitana da Grande Vitória, Serrana e Litoral Sul, com cobertura até Piúma, atendendo a uma população 1.793.942 pessoas.

 

Hospitais de referência

 

- Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

- Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim

- Hospital Infantil Francisco de Assis, em Cachoeiro de Itapemirim

- Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos, em Cachoeiro de Itapemirim

- Santa Casa de Misericórdia de Castelo

- Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí

- Casa de Caridade São José, em Alegre

- Hospital Evangélico, em Itapemirim

- Hospital Menino Jesus, em Muniz Freire

- Santa Casa de Misericórdia Jesus Maria José, em Muniz Freire

- Hospital e Maternidade Danilo Monteiro de Castro, em Iconha

- Santa Casa de Misericórdia de Iúna

- Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul

- Hospital Estadual São José do Calçado



Fonte: SES-ES
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!