São Paulo, 28 de abril de 2024
Home / Notícias / Campanha: Participe e concorra ao sorteio de relógios

Notícias

Campanha: Participe e concorra ao sorteio de relógios

13/04/2012

O Portal da Enfermagem está elaborando uma matéria que também apresentará os novos dirigentes do Sistema Cofen/Corens, tendo em vista o término do processo eleitoral em todos os regionais.

Gostaríamos de identificar as expectativas dos nossos internautas, em relação ao que poderia ser feito em prol de um cenário melhor para nossa profissão, sua opinião poderá complementar a reportagem.

Entre os internautas que apresentarem sugestões, postadas no campo comentários (abaixo), haverá um sorteio de três relógios de lapela, usuais na Europa e USA.

Aguardamos sua opinião até o dia 19/04 – quinta-feira.

Participe !

Campanha prorrogada até o dia 23/04 – segunda-feira.

 



Fonte: Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: Priscila Alves

  1. Comentado em:

    O que me incomoda na enfermagem é a falta de valorização pela própria enfermagem, é deixar que outros profissionais façam as nossas funções, é deixar que nosso trabalho passe desapercebido, é deixar que falem o que querem da nossa classe, enfim, é a inércia em que vivem alguns profissionais.

Por: Marly Rodrigues Ribeiro

  1. Comentado em:

    Olá Equipe do Portal da Enfermagem! Após 26 anos de exercício profissional, ainda tenho inúmeras expectativas em relação ao que poderia ser feito em prol de um cenário melhor para a nossa Enfermagem. Acredito que o fortalecimento dos Conselhos Regionais e Federal de Enfermagem seja de grande importância, tanto para nós, como para a sociedade. Precisamos estar unidos, firmes, fortes e decididos no que se refere à formação do Enfermeiro, às ações e às atividades que desempenhamos, bem como ao nosso papel social. Precisamos de respeito e só é respeitado aquele que se respeita e que têm respeito pelos demais! Sempre pela Enfermagem! Abraços fraternos. Enfa. Marly R. Ribeiro

Por: João Paulo Bessa de Lima

  1. Comentado em:

    O trabalho tem que ser feito na base, dentro da graduação, ensinar e incentivar os acadêmicos de enfermagem a participar das decisões e saber quais são as lutas atuais da enfermagem, tanto os sindicatos, corens e o Cofen, são disperssos nesse sentindo, unicamente planejando congressos, mais nenhum trabalho sendo feito dentro das escola. E também uma maior fiscalização nas escolas de enfermagem seja ela superior ou de nível técnico, pois enfermeiros mau formados caracterizam os profissionais que serão.

Por: TEREZA CRISITNA SILVA DOS SANT

  1. Comentado em:

    Olá Equipe Portal da Enfermagem! Sou Enfermeira e estou em Roraima há 20 anos. Gosto muito do Portal. Compartilho quase todos os links no facebook.Sobre o processo eleitoral dos Conselhos, aqui em Roraima não houve eleição.O Processo está suspenso na Justiça Federal.O Cofen designou um grupo para assumir o Coren-RR por um ano(este ano).Acredito que buscar o crescimento da Profissão através do conhecimento atualizado dos Profissionais deve ser uma das metas para os novos Plenários dos Regionais.É impossivel dispensar a busca do conhecimento diante da velocidade das mudanças das necessidades das mais variadas clientelas que buscam o atendimento da Enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde. Desejo muito Sucesso para toda equipe PORTAL DA ENFERMAGEM e em especial o Dr.Sergio. Tereza Cristina Silva dos Santos

Por: JULIA TERUMI OGURO SARTORI

  1. Comentado em:

    Adoro ser enfermeira, estar trabalhando em uma área que gosto, com uma equipe multiprofissional unida. Pena não encontrar esta união em muitos colegas de profissão, isso é muito desagradável e triste.

Por: josé mansueto fernandes

  1. Comentado em:

    Amo minha profissão. Fui auxiliar, sou técnico em Enfermagem e inicio o meu bacharelado no segundo semestre deste ano. Tenho a sorte de ganhar para fazer aquilo que eu gosto, ajudar o próximo nos momentos mais felizes e nos mais tristes de suas vidas. Acho que todos os profissionais de Enfermagem deveriam mudar as suas mentalidades em relação a sua profissão e aos seus companheiros. Mais união, mais estudo e mais ética serão a base para o desenvolvimento e reconehecimento de nossa profissão perante a sociedade.

Por: Marcilha Louzada

  1. Comentado em:

    Eu nãoo quero o relógio. Apenas quero dar me opinião. O que me incomoda na enfermagem e a falta de corporativismo, companherismo... Classe desunida por isso se torna fraca. e submissa.

Por: ANTONIO JOSE PEREIRA FERREIRA

  1. Comentado em:

    O que mais me incomoda na enfermagem é o fato de sermos obrigados a pagar os conselhos regionais de enfermagem.Não entendo até hoje por que pagamos anuidades tão altas e ganhamos tão pouco e ainda por cima por que pagamos pessoas para nos fiscalizar? Eu precisei por diversas vezes do COREN do meu estado e em todas as vezes ouvi que o mesmo não poderia fazer nada por mim já que é apenas um órgão fiscalizador. Não entendo mesmo por que somos obrigados a pagar esse órgão. O fato de os CORENS SEREM APENAS ÓRGÃOS FISCALIZADORES É O QUE MAIS ME INCOMODA NA ENFERMAGEM.

Por: luciana claudio

  1. Comentado em:

    A falta de educação permanente e continuada é inaceitável. Faz com que população paguem pela falta de qualificação e valorização dos profisssionais, os profssionais de enfermagem precisam ser qualificados.

Por: Ana Regina Duarte de A.Alce

  1. Comentado em:

    Seria possível: Salário base com mês de reajuste para a categoria de todo o Brasil, valor de plantão diferenciado, pois o profissional trabalha com plantões 12/36 ganha x, o mesmo profissional trabalha 24/72, ganha x + Y, profissional na área hospitalar salário de respeito para não haver dupla jornada por plantões, cada especialidade acréscimo percentual, exemplo: profissional PSF salário x, prof. atuando no hospital salário x mais y, coisa que não acontece, salário téc de enfermagem atuando no hospital com plantões 12/36 ganha 800,00 com beneficio, outros 900,00 e outros 1.200, 00 qual o valor que temos?

Por: Jose Lucas Fagundes

  1. Comentado em:

    Primeiramente o que é preciso rever para que melhoremos o cenário da enfermagem , é a qualificação de auxiliares, técnicos e enfermeiros. tendo visto que há profissionais que possuem somente diplomas, diplomas sem amor pela profissão. A Arte do cuidar também precisa ser valorizada, diante das demais profissões, é preciso que permitam a enfermagem trabalhar e exercer seu digno conhecimento!!! A União dos profissionais é algo que facilitaria muito...conseguirmos dignidade e valorização profissional!!! Sejamos adultos o bastante e seres humanos o bastante para levarmos a enfermagem mais a sério!!! obrigado pela oportunidade de expressão!!

Por: Alessandra Monique

  1. Comentado em:

    O incômodo básico é a valorização da nossa profissão. Não somos reconhecidos pela sociedade e pelas autoridades, somos sobrecarregados em nossa carga de trabalho, temos um grande problema em nos comunicarmos com a equipe por inúmeras questões de conceitos e paradigmas e até no contexto hierárquico que jamais deveria existir pois cada um tem sua importância na saúde. Ainda não há uma organização da classe, somos chamados de doutores,técnicos pois não nos expomos.não nos identificamos como devemos! Ainda existem muitos profissionais que não se identificam por nao querem se comprometer, outros porque estão correndo pra dar conta de muitos afazeres, outros porque nem estão na enfermagem por amor. Queridos amigos, precisamos de união, comunicação e qualificação!!! MELHORA NOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS JÁ! PRECISAMOS DE PESSOAS PREPARADAS PRO SERVIÇO E PRECISAMOS DE INSTITUIÇÕES PREPARADAS COM RECURSOS NO QUAL POSSAMOS TRABALHAR DIGNAMENTE, OFERECENDO ASSISTENCIA TMBEM DIGNAMENTE!

Por: Lianara Vicari

  1. Comentado em:

    Bom dia! Segue sugestão para concorrer o relógio, que por sinal achei lindo, e quero muito ele. O que mais me incomoda é não conseguir emprego (estou formada desde dezembro de 2010), todos pedem experiência, mas como nunca trabalhei na área como vou ter experiência? E fico triste por o nosso conselho não nos ajudar. Poderia ter no site ou mural de empregos. Eu sei que tem procura, mas essas vagas a maioria são por indicação o que me revolta. Então minha sugestão é que os conselhos fiscalizassem melhor as clínicas, hospitais, etc. (como exemplo a Anvisa que fiscaliza farmácias, etc..). Caso surgir essa nova categoria estou me candidatando, como precursora da idéia. Obrigada! Tenham toos uma excelente semana. Um abraço. Lianara

Por: Mirian de Oliveira Delgado

  1. Comentado em:

    Para um cenário melhor de nossa profissão, os profissionais enfermeiros poderiam se conscientizar da importância de seu trabalho para os pacientes e criar uma nova visão, novos sentimentos e considerações sobre essas pessoas que necessitam dos serviços de saúde, assim o atendimento seria humanizado e trataria o cliente em sua totalidade.

Por: Mirian de Oliveira Delgado

  1. Comentado em:

    Em prol de um cenário melhor para a profissão de enfermagem os próprios profissionais poderiam se conscientizar de que precisam trabalhar juntos, compartilhar conhecimentos, apoiar e respeitar a função do outro, acolher e orientar quando o colega está desestimulado para a prestação da assistência, lutarem em prol da demonstração da importância de sua profissão e que fazem diferença na promoção e recuperação de pacientes.

Por: Leandra da Silva Teixeira

  1. Comentado em:

    Creio que a única solução para melhorar o cenário da nossa profissão seja investir mais na educação, ser mais rígido e exigente com quem realmente escolheu seguir esta profissão. As escolas que formam os profissionais atualmente não se preocupam em saber se a pessoa tem competência e capacidade para exercer a profissão ou não, simplesmente e lamentavelmente o que acontece nos dias de hoje é pagou, passou e com isso milhares de pessoas se formam a cada seis meses sem a mínima noção e resposabilidade que fazem parte da nossa profissão, infelizmente não são mais formados profissionais como antigamente, as escolas hoje visam à quantidade e não à qualidade e com isso quem sofre são os pacientes que são obrigados a receberem tratamento de pessoas que nem sequer deveriam ter feito o curso pois não possuem o mínimo de competência para atuarem na área da saúde. Nossa profissão exige uma imensa responsabilidade pois lidamos com a vida das outras pessoas e o mínimo que podemos oferecer aos nossos pacientes é um atendimento com qualidade livre de negligência, imperícia ou imprudência e infelizmente o que vemos hoje em dia são cada vez mais pessoas irresponsáveis, negligentes e descomprometidas com a nossa profissão se formando. Lamentável mas esta é a nossa realidade hoje.

Por: Letícia Teixeira Quaresma

  1. Comentado em:

    Para tornar a enfermagem mais segura e comprometida precisamos de um piso salarial compativel com a profissão e com seus valores e risco. De nada resolve lutar para 30 horas semanais com salários baixos. Continuaremos a ter enfermeiros e técnicos trabalhando em dois, três empregos na busca por melhores condições de vida. Também é necessário o investimento na capacitação dos profissionais de enfermagem, a exemplo do Coren-SP com centros de treinamentos e simulação realística, capacitando inclusive em cidades do interior, difundindo o conhecimento para todos que precisam. Inclusive poderiam ser criados novos cursos na modalidade a distância.

Por: Salete Garcez

  1. Comentado em:

    Acredito que o Mito de ser Enfermeiro, Técnico traz uma excelente remuneração, cada vez mais o crescente número destes profissionais aumentam com essa crença, como isso não é real os profissionais dobram sua jornada de trabalho e diminuem a qualidade na assistência ao paciente. Penso que deve ser investido com seriedade na qualidade dos profissionais da nossa classe! É inadmissível que aconteçam erros tão banais como temos vistos ultimamente e isso só tem um nome: falta adequada no treinamento da enfermagem. Conheço poucos Enfermeiros de uma integridade ímpar, onde estão? Na vida acadêmica onde também atuo...Penso que sérias providências necessitam ser tomadas, para uma melhora e respeitada de nossos colegas da saúde. pensem nisso!

Por: Diogo

  1. Comentado em:

    É gente, tem muita coisa para pensar. Cadê o nível médio no COFEN, hoje somos a maioria, mas, não temos vez ! Sem contar que nós também deveriamos votar nos conselheiros do federal!

Por: Maria do Carmo

  1. Comentado em:

    Regina, que mundo maravilhoso que você vive? Sem Ato Médico querendo limitar nossa ações, com Piso salarial justo, carga horária condizente com nosso trabalho, salários dignos, recursos materias e humanos que permitam uma boa assistência, reconhecimento da sociedade....Precisamos de dirigentes que façam valer a democracia, que lutem pela classe de enfermagem e não por interesses próprios.Avalie os últimos acontecimentos e veja a condição de trabalho dos nossos colegas ! Desculpe o desabafo, na verdade, como você eu ainda acredito e sei que um dia a profissão que escolhi terá o seu merecido reconhecimento.Mas, amiga, hoje a coisa está feia !!!Como podemos resolver isso ? Pensar muito na hora de decidir em quem irá nos representar é uma saída, outra é não se calar as imposições, mostrar que temos força !

Por: REGINA CELIA GOMES GUIMARAES

  1. Comentado em:

    A ENFERMAGEM E LINDA E SERA SOLICITADA SEMPRE CADA VEZ MAIS ,NUNCA TERÁ PROFISSIONAIS DEMAIS SEJA ONDE FOR PORQUE O MUNDO NECESSITA DE NÓS E ENFRENTAREMOS SEMPRE MUITOS OBSTÁCULOS E DESAFIOS, TEMOS QUE PARAR DE RECLAMAR UM POUCO E VER O LADO PROFISSIONAL O AMOR E DEDICAÇÃO A PROFISSÃO QUE ESCOLHEMOS IR A LUTA E MOSTRAR NOSSO AMOR E SENSIBILIDADE NO QUE NOS DEDICAMOS ,MOSTRAR PARA O MUNDO QUE SOMOS CAPAZES E VENCEDORES, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE MUITOS PROFISSIONAIS ENTRE ASPAS COMEÇARAM A REIVINDICAR MELHORES SALÁRIOS. ETC. ETC , COMEÇARAM A APARECER MUITOS ERROS E O QUE E PIOR MOSTRADOS NA MIDÍA E DEGREDINDO NOSSA IMAGEM, VAMOS FAZER A LIÇÂO DE CASA , COBRAR PARA QUE MOSTREM O QUE FAZEMOS NO DIA DIA O QUE ENFRENTAMOS PSICOLOGICAMENTE E FISICAMENTE, COMO CONTINUAMOS A CAMINHAR DEPOIS DE UM PLANTAO MUITO DIFÍCIL, JÁ QUE APONTAM NOSSOS ERROS E BOM PARA NÓS QUE APONTEM TAMBÉM O BEM QUE FAZEMOS PARA A SOCIEDADE, QUERO UM DIA PARTIR DESSA VIDA FELIZ COM UMA CERTEZA DE QUE TODO MEU ESFORÇO E DEDICAÇÃO NÃO FORAM EM VÃO , QUERO TER A CERTEZA QUE FOMOS VISTOS COM BONS OLHOS E ADMIRADOS E AGRADECIDOS PELA SOCIEDADE DESSE PLANETA CHAMADO MUNDO, PORQUE ENQUANTO ELE EXISTIR, A ENFERMAGEM ESTARÁ SEMPRE PRESENTE.

Por: Bianca Campos

  1. Comentado em:

    Diante do cenário que temos vivenciados, notamos que muito deve ser feito. Poderíamos começar na busca por condições de trabalho melhores, pois muitas vezes o Enfermeiro se depara com a falta de recursos materiais e recursos humanos. Outro ponto seria a jornada de trabalho associada aos baixos salários, que muitas vezes leva o Enfermeiro a trabalhar em mais de um local, levando ao desgaste deste profissional, assim devemos buscar a diminuição da jornada de trabalho e de um piso salarial satisfatório. E para concluir vejo como ponto importante o estimulo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, na busca de reaproximar o Enfermeiro de materiais científicos e como consequência fortalecer a profissão com o desenvolvimento de artigos científicos que embasarão nossas ações.

Por: Telma Dias de Lima

  1. Comentado em:

    Gostaria que o juri simulado( itinerante) pudesse ser solicitado pelas instituições hospitalares...conseguiriamos atingir um nºmaior de funcionários de uma mesma instituição, principalmente para abordagens de fatos pontuais que muitas vezes tem aparecido na mídia.Att

Por: Fabiana Figueiredo Beserra

  1. Comentado em:

    São tantos os desafios que é difícil enumerar. Acho que o primeiro esta voltado para a formação dos novos profissionais. Mesmo não sendo o Coren o órgão que regulamenta e fiscaliza as escolas de enfermagem (em qualquer nível), ja passou da hora de haver uma exigência mínima da qualidade nos novos profissionais que entram no mercado de trabalho, pois muitos aparecem sem o menor preparo para exercer a profissão. Tb gostaria de ver nossos representantes realmente próximos daqueles que os elegem como tal. Acho o Coren muito afastado dos enfermeiros, lembrando de nós somente na época de pagar o tributo ou pedir voto. Outro problema é o incentivo a pesquisa e divulgação de trabalhos científicos: o congresso brasileiro de enfermagem, quase sempre é realizado em cidades do norte e nordeste, e o sudeste (onde se concentra a maior parte dos profissionais) só o cediou 1 vez (que me lembro, claro), mesmo no sul só me lembro de ter sido 1 vez. Ainda existem outros como oferecer uma gestão participatica (consulta publica sobre onde os enfermeiros acham ser mais importante investir os recursos arrecadados), enfim....vou esperar que os novos representantes sejam mais ativos.

Por: Elaine

  1. Comentado em:

    O que mais me incomoda na Enfermagem é a desarticulação existente entre os próprios profissionais. Há uma fragmentação entre as categorias, inexistência do trabalho em equipe (na maioria das vezes!), dificuldade entre as relações interpessoais, o que compromete mais ainda a visão que outros categorias profissionais possuem a respeito da Enfermagem. A Enfermagem precisa se solidificar, primeiramente, internamente!

Por: Ana Paula

  1. Comentado em:

    Com tantos profissionais desempregados, é cômico criar novas categorias como agente de saúde, cuidador, obstetriz,dentre outros.O cuidar é da enfermagem e nossas entidades devem fazer esta defesa.Que bom ter este espaço para manifestar nossa angústias !

Por: maria de fatima silva credito

  1. Comentado em:

    Para uma enfermagem melhor é necessário trabalhar para haja um dimensionamento do numero de pessoal de enfermagem nos serviços públicos de saude.A cada dia o Ministério da Saúde lança um novo Programa ,o serviço de IMUNIZAÇÂO amplia com novas vacinas .São serviços de importância para a população e nossa responsabilidade aumenta e prestar serviço de qualidade sem aumentar o quantitativo de pessoal fica inviável e sem este dimensionamento a negociação com nossos Gestores fica dificil. O Programa de saúde da Familia com somente um tecnico de enfermagem em cidades acima de 100 mil habitantes ,tem dificultado as ações importantes para a população e sobrando tudo para o enfermeiro.

Por: ÍTALO ROGER

  1. Comentado em:

    Implementar uma estrutura adequada para que os profissionais possam exercer seu trabalho Melhorar as condições estruturais dos hospitais, maternidades e Unidades Básicas de Saúde da rede pública Realizar intensa fiscalização do correto exercício da enfermagem, evitando que profissionais ilegais venham a prestar serviço em órgãos de saúde dos estados.

Por: Michele Barbosa Semeler

  1. Comentado em:

    Creio, que poderiam melhorar as fiscalizações, pois possuem diversos estabelecimentos de saúde, como por exemplo laboratórios de análises clínicas, que os técnicos de enfermagem, é que colhem a gasometria arterial e não possuem enfermeiros no quadro de coloboradores.

Por: Veronica

  1. Comentado em:

    Creio que o Cofen poderia trabalhar a impossibilidade de nós enfermeiras emitirmos recibo da assistência prestada e que este seja aceito para fins de Imposto de Renda do nosso cliente.Afinal somos pofissionais liberais