São Paulo, 28 de abril de 2024
Home / Notícias / Congresso de Queimaduras: liberado critérios para temas livres

Notícias

Congresso de Queimaduras: liberado critérios para temas livres

13/04/2012

 A Sociedade Brasileira de Queimaduras está com inscrições abertas para o VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, que será realizado de10 a13 de outubro no Hotel Majestic Palace,em Florianópolis. Além do espaço à disposição dos enfermeiros para a apresentação de Temas Livres, participarão como palestrantes do evento 18 enfermeiros de todo o país e três enfermeiros provenientes dos Estados Unidos, Venezuela e Uruguai. Outro diferencial desta edição do congresso é a primeira homenagem prestada pela SBQ a um profissional da área de Enfermagem.

 

Por exigirem um acompanhamento multiprofissional e interdisciplinar em todas as fases do tratamento, as queimaduras têm despertado um interesse crescente nos profissionais de enfermagem, que podem dar grande contribuição da prevenção à reintegração social, passando pelo tratamento na fase aguda, no período de internação ou de atenção às sequelas. Bastante diversificada, a programação do Congresso inclui 37 horas de atividades científicas, 18 mesas-redondas, 23 conferências, sete sessões de Temas Livres e dois eventos Pré-congresso: o 1º Simpósio Internacional de Cuidado de Feridas (Wound Care) e o Curso Internacional de Reabilitação em Queimaduras - Máscaras de Compressão e Talas Termoplásticas, ministrado pela Organização Internacional Physicians for Peace.

 

Entre os temas confirmados que devem atrair os profissionais de Enfermagem estão: Novas tecnologias em curativos e tratamento multiprofissional em feridas; Processo inflamatório e cicatrização; Prevenção em queimaduras e a intervenção de enfermagem; A arte do cuidado ao paciente queimado; Oxigenioterapia; Banco de tecidos - gestão, controle e qualidade; Rotinas de serviços de enfermagem em queimaduras; Lesão inalatória e intervenções de enfermagem; Tecnologia versus realidade na assistência de enfermagem; Protocolos no manejo de pacientes queimados; Curativos e substitutivos dérmicos.

 

Para apresentar Temas Livres no Congresso, é preciso enviar o resumo à organização do evento até o dia 29 de junho. Só serão aceitos trabalhos que tenham como autor principal um profissional devidamente inscrito no Congresso, que poderá optar pela apresentação do Tema Livre na forma oral ou como pôster. Todos os trabalhos selecionados terão seus resumos publicados na Revista Brasileira de Queimaduras. Mais informações no link: http://www.cbqueimaduras.com.br/temas-livres

 

Quase 200 palestrantes da Suíça, Áustria, República Tcheca, Estados Unidos, Austrália e vários países da América do Sul já confirmaram presença no VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras. A palestra de abertura será feita pelo cirurgião pediátrico americano Martin Eichelberger, fundador da organização Safe Kids Worldwide - que é referência mundial em prevenção de lesões na infância. No Brasil, a entidade atua como ONG Criança Segura. Mais informações sobre o Congresso no link: http://www.cbqueimaduras.com.br/pagina-inicial

 

 



Fonte: Imprensa | CB queimaduras
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!