São Paulo, 28 de abril de 2024
Home / Notícias / Titanic: enfermeira portuguesa controla saúde de passageiros

Notícias

Titanic: enfermeira portuguesa controla saúde de passageiros

12/04/2012

Enfermeira Ana Cristina é responsável pelo estado de saúde dos 500 passageiros

do cruzeiro que partiu de Nova Iorque com destino ao local de afundamento do 'Titanic'.

 

      

A enfermeira portuguesa Ana Cristina tem a seu cargo a saúde dos cerca de 500 passageiros que partiram na terça-feira de Nova Iorque rumo ao local de afundamento do 'Titanic', que marca os 100 anos da tragédia marítima.

 

Neste cruzeiro rumo à costa do Canadá, que deverá contar com mar bravo, as cerimónias no local de afundamento do 'Titanic' constituem o principal ponto de preocupação para a enfermeira portuguesa, que na terça-feira ultimava os preparativos para a partida.

 

"Se calhar vamos ter casos [durante as cerimónias] de pessoas ficarem muito comovidas, emocionais", afirma Ana Cristina, que, contra a sua vontade, vai ficar em terra nesta viagem, mas em contacto permanente com o navio e de prevenção, para o caso de alguma emergência.

 

O 'Journey' deverá cruzar-se no local com outro navio que oriundo do Reino Unido, o 'Balmoral', que está a fazer o trajeto do 'Titanic', tendo ambos a bordo perto de 1800 passageiros.

 

Dois navios vão juntar-se em cerimónia 

 

Os dois navios irão juntar-se para uma cerimónia de homenagem às vítimas do 'Titanic', em alto mar, perto das 2h00 locais de 15 de abril, precisamente cem anos após o naufrágio.

 

Os principais problemas a bordo, onde há normalmente muitos passageiros idosos, são ataques cardíacos e respiratórios, mas também alergias e, mais raramente, membros fraturados devido a quedas a bordo.

 

A grande maioria das pessoas a bordo do 'Journey' tem entre 30 a 65 anos, sendo constituída sobretudo por pessoas apaixonadas pela história trágica do 'Titanic'.

 

Ao contrário do seu desejo, Ana Cristina não irá embarcar no 'Azamara Journey', navio que deverá chegar no sábado ao local ao largo do Canadá, mas estará de prevenção para emergências e ultimava na terça-feira os preparativos do centro médico.

 

"Acho que vai ser uma coisa única para as pessoas", disse à Lusa a enfermeira natural da África do Sul.

"Nunca estamos em off"

Ana Cristina trabalha desde janeiro no 'Journey' e na terça-feira regressou a casa após um longo período no navio, em cujo departamento médico permanece com outra enfermeira e um médico.

 
Até à conclusão do cruzeiro, na próxima semana, Ana Cristina estará de prevenção 24 horas, e já lhe aconteceu no passado ser transportada a bordo para acudir a emergências com passageiros.

 
"Vivemos no navio e fazemos a nossa vida como normal sempre em prontidão. Nunca estamos em off, sempre a trabalhar e sempre com alta atenção", afirma.



Fonte: Expresso
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!