São Paulo, 4 de maio de 2024
Home / Notícias / Eu quero Parto Natural: preparação da gestante para o momento do trabalho de parto

Notícias

Eu quero Parto Natural: preparação da gestante para o momento do trabalho de parto

27/12/2011

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena (RO) realizou, de agosto a novembro, o projeto “Eu quero Parto Natural: Trabalhando pela qualidade do nascer e viver”, com o objetivo de promover a humanização do parto natural por meio da adequação e preparação da gestante para o momento do trabalho de parto.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, enfermeira Fernanda Pelizza, a grande novidade é que em 2012 a secretaria continuará desenvolvendo esse projeto e terá um grande reforço com o apoio da Semas, através da Casa da Gestante que  acompanha e ajuda  as futuras mamães do município na confecção de kits para os recém-nascidos.

 

Entenda o Projeto e seus objetivos

O objetivo da Secretaria de Saúde com o lançamento e incentivo desse projeto é desenvolver através do atendimento realizado pelos agentes comunitários do município, ações educativas de equipe multiprofissionais na atenção as gestantes em parceria com a ONG Group Novamente. Além de oferecer esclarecimentos sobre alterações anátomo-fisiológicas e psicossociais da gravidez normal e da fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas.

 

Outro objetivo além dos citados acima é; orientar as gestantes e acompanhá-las por meio de oficinas com abordagens lúdicas, educativas e rodas de conversas, tratando temas como o aleitamento materno, prevenção de infecções, vacinação da criança, cuidados com recém nascido, higiene pessoal, nutrição adequada durante gravidez, parto, e o puerpério.

 

Uma das metas do projeto é atingir 90% das gestantes que realizam pré-natal em Vilhena e aumentar a interação entre os dois níveis de assistência, unidades básicas de saúde e Hospital Regional. De acordo com Ministério da Saúde, esse projeto envolve uma abordagem de acolhimento à mulher e seu companheiro no serviço de saúde, na qual deveria incluir-se o fornecimento de informações e um preparo físico e psíquico da mulher.

 

 



Fonte: Semus
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!