São Paulo, 28 de abril de 2024
Home / Notícias / Enfermeiro participa de gestão e planejamento de saúde

Notícias

Enfermeiro participa de gestão e planejamento de saúde

28/10/2011

O campo de trabalho da enfermagem ultrapassa os limites da assistência – parte vital que o enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem desempenham para o funcionamento das unidades. “A formação acadêmica do enfermeiro possibilita que ele tenha condições de lidar com diferentes frentes de trabalho e com todos os públicos”, afirma a enfermeira Adriana de Oliveira Sousa, coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES-GO).

 

Adriana conta que gosta muito da área de assistência, mas o campo de planejamento chamou mais sua atenção. Ela garante que os profissionais de enfermagem têm o respeito dos colegas de outras áreas de saúde. “Noto que os outros profissionais da saúde estão atentos à qualidade do serviço que podemos mostrar”.

 

Para a assessora de gabinete do secretário estadual de Saúde, a enfermeira Maria Lúcia Carnelosso, o que não faltam são oportunidades e espaço para enfermagem. “É preciso ir além do curso acadêmico e buscar pós-graduações. O curso de enfermagem dá visão de administração hospitalar, e esse conhecimento pode ser ampliado e direcionado para administração e gestão de saúde pública”, explica.

 

Além de ter sido assessora do Ministério da Saúde, de secretários estaduais de Saúde e consultora da Organização Panamericana da Saúde, Maria Lúcia Carnelosso já ocupou o cargo de secretária estadual de Saúde de Goiás. Com sua experiência de quase 35 anos, ela destaca que profissionais preparados e qualificados são grande ganho para a profissão.

 

Dupla jornada – O trabalho na gestão de políticas públicas também faz parte da vida da enfermeira Mariza Aparecida de Sousa, responsável pela gerência da Atenção à Saúde da SES-GO. Ela relata que aprende bastante através do contato e envolvimento com profissionais de outras áreas dentro da gerência que atua. “O contato multiprofissional facilita o trabalho em equipe”.

 

Ela conta que mesmo gostando da gerência não abandonou à assistência. “Os 22 anos de trabalho no Hospital de Base de Brasília me empolga por poder mostrar agilidade e ser reativo. Mas, estar do outro lado da ponta, na gerência, me estimula a querer fazer mais e sempre acreditar na melhora que boas políticas e estratégias podem trazer para a população”.

 

Independente da área de atuação escolhida, o profissional de enfermagem tem conseguido avançar no trabalho em equipes multiprofissionais. O resultado do trabalho com qualidade em unidades de saúde ou não gestão pública e da assistência prestada.



Fonte: Coren-GO
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!