São Paulo, 27 de abril de 2024
Home / Notícias / Açaí pode ter provocado surto do mal de Chagas em Belém do Pará

Notícias

Açaí pode ter provocado surto do mal de Chagas em Belém do Pará

26/10/2011

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém, no Pará, identificou um surto do mal de Chagas na cidade. A principal suspeita de transmissão da doença recai sobre a contaminação da fruta mais consumida no Pará, o açaí. Apenas em 2011, foram confirmados 41 casos na cidade, mais da metade neste mês. No Estado, 85 pessoas adoeceram no ano, e dez morreram, segundo informações do Jornal Nacional.

 

De acordo com Elenilde Góes, da Secretaria Estadual de Saúde, o período em que mais se detecta casos da doença é no segundo semestre, época da safra do açaí. A situação se agrava porque não há um controle adequado das boas práticas de manipulação do produto, segundo Elenilde.

 

Ontem (25), a Vigilância Sanitária fechou alguns estabelecimentos em bairro com alto número de casos e os vendedores só poderão reabrir se cumprirem as normas de higiene. A Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí considerou precipitada a suspeita e informou que orienta todos os comerciantes a seguirem as normas da Vigilância Sanitária.



Fonte: Terra
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!