São Paulo, 2 de maio de 2024
Home / Notícias / Delícias e Sabores do REMA - Núcleo da EERP lança livro de receitas

Notícias

Delícias e Sabores do REMA - Núcleo da EERP lança livro de receitas

15/09/2011

Das reuniões entre mulheres mastectomizadas e corpo de Enfermagem do REMA (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), nasceu o livro de receitas Delícias e sabores do REMA, obra que em suas 90 páginas traz mais de uma centena de receitas doces e salgadas, que podem ser saboreadas com as histórias das atividades do Núcleo. São relatos das viagens do grupo, das festas de confraternização e festas temáticas que contaram com muita animação das autoras das receitas.

 

“Essa obra ressalta a importância de um grupo de reabilitação de mulheres com câncer de mama, pois são 22 anos de história, reabilitando as mulheres para uma qualidade de vida melhor”, esclarece a organizadora da obra, enfermeira Maria Antonieta Spinoso Prado, responsável pelo REMA.

 

Ela conta que tudo começou em uma tarde especial, quando, como de costume, as mulheres levaram para o REMA um bolo para saborearem junto a um bom papo e um café quentinho. Em certo momento, a enfermeira Silvia Helena De Bortoli Cassiani, docente da EERP, passou pelo local e sugeriu: “porque vocês não fazem um livro com essas receitas?”

 

“A idéia foi colocada para o grupo e as mulheres concordaram com a sugestão de organizar o livro de receitas, se envolveram nessa atividade e trouxeram as receitas que mais gostavam de fazer”, conta Maria Antonieta.

 

Segundo prefácio da professora Silvia Cassiani, Delícias e sabores do REMA é um livro diferente dos demais do gênero. “As receitas foram experimentadas e aprovadas. As senhoras que elaboraram são especiais, criativas, generosas e lutadoras e de suas mãos habilidosas saem delícias saudáveis, caseiras e que nos fazem tanto bem”. 

 

O REMA tinha em seus arquivos as receitas dos doces e salgados preparados pelas pacientes, inclusive algumas já falecidas. “Reunimos todo esse material e buscamos um pouco de suas histórias e outras delícias do grupo, que são as atividades de laser e as reuniões festivas”, conta a enfermeira Maria Antonieta.

 

O livro é vendido na Paraler Megastore do Ribeirão Shopping.

 

Sobre o REMA

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (REMA), foi criado, em 1989, pelas professoras Marli Mamede, Ana Maria de Almeida e Maria José Clapis. Desde o início o objetivo é reabilitar mulheres mastectomizadas – que retiraram total ou parcialmente as mamas, em função do câncer. Mas o trabalho foi muito além da reabilitação. Em 22 anos de atuação passaram mais de 1 mil mulheres pelo serviço, que funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, na EERP.

 

Com uma atuação multidisciplinar, além de contar com profissionais de diferentes áreas – enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, mantém contato com os serviços de saúde responsável pelo tratamento dessas mulheres. Também se tornou um importante espaço de convivência, troca de experiências e até de lazer. Elas têm inúmeras atividades nesse sentido, participam de festas, viajam e, principalmente, trocam deliciosas receitas.



Fonte: Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: Julia Matugi

  1. Comentado em:

    Com o apoio desse grupo e dessa equipe multidisciplinar maravilhosa só temos que agradecer à DEUS e viver a vida plenamente e muio feliz. Abraços