São Paulo, 1 de maio de 2024
Home / Notícias / Polêmica em Campo Grande: enfermeiros começam a dar consulta

Notícias

Polêmica em Campo Grande: enfermeiros começam a dar consulta

15/09/2011

O Ministério da Saúde não descarta consulta médica, mas já prevê a consulta de enfermeiros em casos específicos.

 

Está dando o que falar em Campo Grande (MS). Enfermeiros vão dar consultas nos postos de saúde. O que pensa um paciente que procura consulta médica e é atendido por um enfermeiro? Tem enfermeira que é prática, mas a gente não sabe na mão de quem a gente vai cair. Vou fazer 61 anos e estou com receio, comenta a dona de casa Maria de Barros.

 

Se for para agilizar o atendimento, vai ser bom. O médico só passa mesmo dipirona, paracetamol ou coisa assim, disse o zelador Anderson Aparecido dos Santos.

 

Pelas informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Campo Grande faltam pelo menos 80 médicos para fechar as escalas de atendimento nos postos municipais. A consulta feita com enfermeiros e enfermeiras foi a alternativa encontrada para reduzir o tempo de espera dos pacientes. Os enfermeiros poderão prescrever medicamentos e pedir exames.

 

Tem de ter um pouco de atenção quando for um sintoma mais grave. Aí é necessário realmente um médico para tomar uma atitude, alerta o administrador de empresas Luciano Rodrigo Brissov.

 

Médicos, enfermeiros e representantes do Ministério Público definiram juntos os limites dessa atuação. A consulta médica não pode ser descartada, mas existem situações que os enfermeiros podem resolver.

 

O Ministério da Saúde já prevê a consulta de enfermagem em casos específicos, acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes e saúde da família. Mas como a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é municipal, cada cidade tem de detalhar as atribuições de enfermeiros.

 

Alguns exames que a gente não podia solicitar nós vamos poder solicitar. Por exemplo, uma mamografia. O enfermeiro encaminha para o médico quando esse paciente que vem sendo controlado apresentar alguma alteração ou alguma complicação, explica Amarillis Amaral, presidente do Conselho Regional de Enfermagem.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a consulta feita por enfermeiros está amparada em uma lei. O Conselho Federal de Enfermagem esclareceu que, ao realizar consultas, os enfermeiros não diagnosticam doenças informam apenas o quadro clínico do paciente que é repassado aos médicos.



Fonte: Bom Dia Brasil
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!