São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Notícias / Hospital São Paulo inicia treinamento para pacientes e familiares na alta hospitalar

Notícias

Hospital São Paulo inicia treinamento para pacientes e familiares na alta hospitalar

25/08/2011

O Hospital São Paulo, em parceria com a Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), traz inovações para o processo de educação em saúde dos pacientes e familiares nas dependências do hospital, com o objetivo de favorecer a compreensão do processo que envolve do tratamento da doença à recuperação da saúde, passando pelo desenvolvimento de habilidades em relação às demandas que envolvem os cuidados dessas pessoas.

 

O programa educacional de capacitação do usuário em saúde está voltado para a integralidade do cuidado e do fortalecimento do paciente e familiares/cuidadores para a construção de habilidades no autogerenciamento da manutenção da saúde e recuperação do enfermo.

 

Como parte desse projeto, no mês de agosto, está sendo introduzida a utilização de bonecos para auxiliarem na orientação de pacientes adultos após a alta hospitalar, no que diz respeito à manipulação de dispositivos de apoio aos tratamentos, tais como cânula de traqueostomia, sondas e curativos.

 

O treinamento de pacientes já foi iniciado nas disciplinas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Mastologia. Eles serão orientados pelas enfermeiras do ambulatório no período pré-operatório e terão continuidade nas unidades de internação. Se necessário, alguns desses bonecos poderão ser emprestados e levados para casa.

 

Para a professora Maria Isabel Sampaio Carmagnani, diretora de enfermagem do Hospital São Paulo e responsável pelo programa, a educação em saúde é uma atividade essencial para a qualificação da assistência prestada aos pacientes. “A utilização de recursos didático-pedagógicos inovadores, adequados ao perfil desses usuários, será um desafio constante do programa”, ela explica.



Fonte: CDN – Comunicação Corporativa
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!