São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Centro de atendimento psicossocial Infantil – CAPS i: um espaço para o ensino em Saúde Mental

07/04/2009

Está se constituindo uma rede de serviços alternativos diferenciados para atender clientes com sofrimento psíquico. Os Centros de Atenção Psicossocial Infantil como atendimento intermediário entre o regime hospitalar e o ambulatorial. As aulas práticas do curso de enfermagem enfocam a inserção dos acadêmicos em espaços extramuros, estabelecendo interação com o cliente, utilizando a entrevista de ajuda terapêutica, como suporte teórico metodológico. Foi elaborado um instrumento entre as Universidades UNIPAR e UNIOESTE.  Este trabalho teve como objetivos a integração entre ensino/assistência e a sistematização da assistência de enfermagem.

Os resultados apontaram que os acadêmicos se perceberam agentes do processo de assistência, comprometendo-se com atendimento dentro da nova proposta, manifestaram-se gratificados com as atividades por terem adquirido conhecimento e maturidade profissional. Tivemos clareza que esta nova prática no campo da saúde mental ainda é limitada, porém vamos avançando mesmo com as limitações, juntando forças e acreditando num futuro melhor.

Unitermos: Relacionamento Interpessoal; Ensino; Saúde Mental Infantil.

Solânia Durman
Enfermeira. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Docente do Curso de Enfermagem – UNIOESTE

Terezinha Dias
Enfermeira. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Docente do Curso de Enfermagem – UNIOESTE

Juceli Zimmermann Mion
Enfermeira. Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Mental. Docente do Curso de Enfermagem – UNIOESTE

Nelsi Salete Tonini
Enfermeira. Doutoranda em Psiquiatria pela Escola de Enfermagem da USP – Ribeirão Preto. Docente do Curso de Enfermagem – UNIPAR- Cascavel

Elisabetth Aparecida de Souza
Enfermeira.  Especialista em Educação em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem –UNIPAR – Cascavel