São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Redimensionamento de pessoal de uma unidade médico-cirúrgica de um Hospital Privado

07/04/2009

O presente estudo tem como objetivo redimensionar o cálculo de pessoal de enfermagem de uma clínica médica cirúrgica e proporcionar a satisfação dos clientes, familiares e prestadores de serviços. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa descritiva. O estudo foi realizado em um hospital privado do município de São Paulo. A população foi composta de 299 clientes internados na unidade no período de setembro a novembro de 2002.

A coleta de dados foi realizada considerando 13 etapas que compreendem desde a avaliação para a classificação do grau de dependência, construção do quadro de tarefas realizadas, mensuração do tempo gasto para a execução dos cuidados de enfermagem e o redimensionamento do quadro de pessoal de enfermagem segundo a resolução 189/96 do COFEN, o NAS e a proposta de Fugulin. Desta forma concluímos que cada um  dos 16 colaboradores necessitam de 58 minutos a mais das horas contratadas para desenvolver suas atividades.

Descritores: Redimensionamento de Pessoal, Gerenciamento de Enfermagem.

Luiz Carlos Bordin
Enfermeiro especialista em terapia intensiva, chefe do departamento da clínica cirúrgica do Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia.
[email protected]

Ariadne da Silva Fonseca
Doutora em Enfermagem, assessora em pesquisa dos hospitais camilianos de São Paulo e coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi.