São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Monitoria: desenvolvendo competência do graduando de Enfermagem

07/04/2009

Este trabalho evidencia a utilização de práticas pedagógicas no desenvolvimento de competências no graduando de enfermagem. Utilizou-se como caminho metodológico uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio conteúdo e análise. Os sujeitos da pesquisa foram 3 monitores e 7 alunos participantes das atividades de monitoria. Os monitores e alunos participantes apresentaram um elevado grau de desenvolvimento técnico científico, possibilitando a estes trabalhar com o desenvolvimento da competência e socialização do conhecimento.
Descritores: educação; enfermagem; monitoria.

Raquel J. Oliveira Lima
Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-graduação da UNIFESP, membro do GEPAG. Coordenadora do Núcleo Clinico de Enfermagem e Professor Assistente I da UNICSUL. Contato:
[email protected]

Sandra Regina L.P. T. da Silva
Enfermeira, Especialista, selecionada para o Subgrupo de Pesquisa em Formação de Recursos Humanos do GEPAG , Coordenadora Técnica do Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Cruzeiro do Sul, Professora Assistente de Ensino da UNICSUL. Contato: [email protected]

Isabel Cristina K.O. Cunha
Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração em Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da UNIFESP