São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Aprendizagem baseada em problemas: uma nova ferramenta educativa para Enfermagem

07/04/2009

A aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia de ensino focada no estudo de problemas propostos, com a finalidade de fazer com que o aluno estude determinados conteúdos. Nesta metodologia, estudar é um ato intencional, consciente, organizado e dirigido no sentido de resolver problemas.

O conhecimento, por sua vez, não é uma situação imposta com resultados prontos, e sim, uma situação a ser trabalhada e construída. Assim, este estudo apresenta por objetivo relatar a experiência na Elaboração e Implementação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês com bases no referencial da Aprendizagem baseada em Problemas. Para melhor compreensão do projeto proposto, o relato de experiência será dividido em cinco fases: Elaboração do projeto pedagógico, Escolha e Capacitação dos Facilitadores, Elaboração dos Problemas, Implementação do Curso propriamente dita e Consultoria. Cabe ressaltar que estas fases, muitas vezes, aconteceram em conjunto.

Unitermos: Aprendizagem baseada em problemas, educação, unidade de terapia intensiva, enfermagem:
 
Ivana L.C. Pimentel de Siqueira
Doutora em Enfermagem. Superintendente de Atendimentos e Operações do Hospital Sírio Libanês. Coordenadora da Especialização em Enfermagem em UTI do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Roberto Queiroz Padilha
Doutor em Medicina. Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês

Valeria Vernashi Lima
Doutora em Medicina. Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos
 
Leonice dos Santos
Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Sírio Libanês. Facilitadora da Especialização em Enfermagem em UTI do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Cândida Márcia Brito
Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Sírio Libanês. Facilitadora da Especialização em Enfermagem em UTI do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.