São Paulo, 29 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


As contribuições da universidade aberta para a terceira idade no envelhecimento saudável

06/04/2009

Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem exploratória e descritiva, realizado com 10  idosos que participam do programa “Universidade Sem Limites”, da Universidade Regional Integrada — Campus de Erechim/RS.  O presente estudo buscou identifi car as contribuições da participação do idoso nesse programa para sua vida. A coleta das informações ocorreu através de uma entrevista semi-estruturada contendo uma questão norteadora: Quais foram as contribuições que ocorreram em sua vida a partir de sua participação na Universidade Sem Limites?

A análise permitiu organizar as informações em quatro áreas principais: Contribuições na vida pessoal: melhora da auto-estima, auto-imagem e cognição. Contribuições na vida familiar: favorecimento das relações intergeracionais. Contribuições nos relacionamentos com amigos/sociedade: veículo de estímulo ao convívio social, autonomia, independência e responsabilidade com a vida e com o outro. Contribuições no exercício de sua cidadania: promovendo a capacidade de exigência dos seus direitos e a autonomia de pensamento, como membros úteis da sociedade, atuando com base em princípios sociais e humanísticos. A participação do idoso nesse programa contribui de maneira singular em vários aspectos de sua vida.

Portanto, este espaço surge como uma possibilidade de um envelhecer mais saudável, onde o idoso tem a oportunidade de interagir com outros idosos e desenvolver aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais e espirituais, sendo o próprio idoso o agente do processo educativo, o que contribui para a elevação dos níveis de vida e saúde e valoriza as competências sócio-emocionais adquiridas pelos idosos ao longo da vida.