São Paulo, 27 de fevereiro de 2024
Home / Notícias / Parecer confirma legalidade da atuação do técnico de Enfermagem em necrópsia

Notícias

Parecer confirma legalidade da atuação do técnico de Enfermagem em necrópsia

09/05/2023

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou o parecer que confirma a legalidade dos técnicos de Enfermagem atuarem como técnicos de necropsia mediante capacitação e sob supervisão do enfermeiro. O documento foi aprovado durante a 552ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), que ocorreu em Brasília.

O parecer, elaborado pela Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN), concluiu que, embora exista curso de formação para técnico em necropsia, os profissionais técnicos de Enfermagem podem ser capacitados e supervisionados pelo enfermeiro. Esse profissional pode também atuar no serviço de verificação de óbitos como auxiliar de necropsias.

A CTLN já havia se manifestado sobre o tema, através do parecer 02/2015, que abordou a legalidade de atuação dos profissionais de Enfermagem no Instituto Médico Legal (IML) e Laboratórios Forenses do Brasil, cujas atribuições estão ligadas diretamente a legislações estaduais, previstas nos editais, de acordo com a Lei 7.498/86 e Decreto 94.406/87, com obediência ao Código de Ética da Enfermagem.



Fonte: Conselho Federal de Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!