São Paulo, 27 de abril de 2024
Home / Notícias / Congresso aprova crédito especial para o Piso da Enfermagem

Notícias

Congresso aprova crédito especial para o Piso da Enfermagem

08/05/2023

O Congresso Nacional aprovou na tarde desta quarta-feira (26) crédito especial de R$ 7,3 bilhões para viabilizar o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem. O PLN 5/2023 irá para sanção presidencial. A expectativa é que aprovação dos recursos leve à derrubada da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a implementação da lei.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) acompanhou in loco a votação, em sessão conjunta do Congresso Nacional (Câmara e Senado). “A Enfermagem brasileira não desiste nunca, seguirá removendo cada obstáculo até o piso salarial estar nos contracheques, erradicando salários miseráveis que, sabemos, ainda são realidade em grande parte do Brasil”, afirma a presidente, Betânia Santos. Conselheiros e presidentes de Conselhos Regionais também estão juntos na comemoração.

“O Cofen sempre acreditou, sempre trabalhou para a construção de uma alternativa que garantisse a votação do projeto”, parabenizou a autora da emenda substitutiva da Lei do Piso, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que esteve hoje na sede do Cofen. “Aprovamos a Lei do Piso. Aprovamos a PEC que trouxe segurança jurídica à lei, e agora conquistamos espaço fiscal para garantir a implementação”, comemorou.

Os parlamentares ainda votaram contrários à derrubada do veto 43. Com isso, os valores do piso não sofrerão reajuste automático pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A correção estava prevista no Projeto de Lei 14.434/22, aprovado pelo Congresso em 2022. Na época, Jair Bolsonaro vetou a correção anual do piso.

De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a sessão anteriormente prevista para o dia 18 de abril foi adiada a pedido do governo para que houvesse tempo de apresentar o projeto de lei do Congresso Nacional para garantir a margem orçamentária para o pagamento do piso da Enfermagem. Agora só falta a revogação de uma liminar no STF.

O pagamento do Piso é uma promessa do Governo Federal, reiterada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda que os trâmites tenham demorado mais do que se esperava. O Cofen tem se mantido um combatente em constante presença nos circuitos dos Três Poderes em Brasília. A Lei do Piso, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT – ES), foi votada e aprovada nos termos da emenda substitutiva da senadora, que estabeleceu o piso salarial nacional de R$ 4.750,00, e 70% do valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

Histórico – A luta pelo piso parecia ter chegado ao fim no ano passado, com a aprovação de Lei 14.434/2022. Porém, a aplicação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida por entidades patronais, que apontava a falta de uma fonte pagadora.

Após a decisão, o Congresso aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição que destinaria recursos para o pagamento do piso da Enfermagem (PEC 42/2022). A medida direcionaria recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso salarial nacional da Enfermagem no setor público, nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços, com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, a liminar foi mantida. A expectativa é que, com a aprovação do PLN, a matéria possa ser revista.



Fonte: Conselho Federal de Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!