São Paulo, 27 de abril de 2024
Home / Notícias / Revista Ciência & Saúde Coletiva comemora 28 anos com inauguração de nova sede

Notícias

Revista Ciência & Saúde Coletiva comemora 28 anos com inauguração de nova sede

23/03/2023

Em comemoração aos 28 anos de existência, a revista Ciência e Saúde Coletiva inaugurou oficialmente uma nova sede nesta quarta-feira (22), no Rio de Janeiro. O espaço visa abrigar o comitê editorial executivo e editores chefes, além de disponibilizar estrutura voltada para o desenvolvimento e processo editorial da revista.

 

Durante o evento, a editora chefe da revista, Cecília Minayo, que também celebrou o aniversário de 85 anos ao lado dos companheiros de trabalho, afirmou que essa conquista é fruto de um esforço coletivo. “A entrada da Ciência e Saúde Coletiva nos 28 anos de existência mostra o empenho e a persistência da equipe, mas principalmente o propósito com ações que a tornaram importante para o país”, disse.

 

O editor científico, Luiz Felipe, relembrou, ainda, o alcance da classificação A1 no estrato de qualidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Qualis/CAPES). “Com o maior resultado entre as produções científicas a responsabilidade também aumenta.  O objetivo é alcançar outros países em uma etapa internacional e proporcionar, através de uma escuta às perspectivas de saúde, conteúdos formadores de melhorias efetivas”, relata.

 

“Temos uma história de luta e muitos desafios no campo editorial para que os artigos virassem uma moeda de troca entre pesquisadores. A nova sede transborda 28 anos de esforços para fazermos o melhor para a saúde coletiva, que não conseguia amplo espaço em periódicos”, afirma o editor chefe, Romeu Gomes.

 

A inauguração também contou com a presença do assessor especial da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/Fiocruz, Hermano Castro, da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Marco Menezes, da vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da Ensp/Fiocruz, Luciana Lima, do editor Executivo da Editora Fiocruz, João Mendes, do coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha e Suely Deslandes, membro do Instituto Fernandes Figueira.

 

Além do novo espaço, os pesquisadores aproveitaram o momento para prestar homenagens à aniversariante pelos 85 anos. “Se esses livros têm alma e essa alma tem nome, o nome seria Cecília Mynayo”, afirmou Hermano Castro. 

 

Romeu Gomes também encerrou o evento com a definição da editora chefe como “uma mente brilhante”. “Ela ilumina mesmo e é uma pessoa que acolhe. Sabe ser crítica, mas com suavidade e muita competência”, conclui



Fonte: Sthefanny Sousa | Porta da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!