São Paulo, 28 de abril de 2024
Home / Notícias / Cofen e Coren-SP lançam formulário para apoiar profissionais em São Paulo

Notícias

Cofen e Coren-SP lançam formulário para apoiar profissionais em São Paulo

21/02/2023

Buscando apoiar a Enfermagem que vive nas áreas do Litoral Norte de São Paulo atingidas por fortes chuvas nos últimos dias, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de São Paulo (Coren-SP) disponibilizaram formulário virtual de cadastro para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes afetados sejam identificados e tenham suas necessidades avaliadas. Se você é profissional de Enfermagem, vive na região e foi acometido pelas enchentes, informe sua situação clicando aqui.

A realidade da categoria nas áreas afetadas está sendo monitorada pela Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen. Em parceria com o Coren-SP, o grupo está realizando um levantamento do cenário local, e a partir do preenchimento do formulário pelos profissionais, vai elaborar ações de amparo para garantir a continuidade da assistência à população.

“É fundamental que todos os profissionais atingidos preencham o formulário com suas informações corretas, pois só assim vamos conseguir realizar a identificação e a avaliação das necessidades de cada um”, destacou Eduardo Fernando de Souza, coordenador da ERR.

Entre o sábado (18) e o domingo (19), as chuvas que caíram na região foram as maiores registradas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O desastre provocou deslizamentos de encostas, alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. Os municípios de São Sebastião, Bertioga e Ubatuba foram os mais atingidos.

Até o momento, 16 profissionais de Enfermagem acometidos pelo desastre já foram identificados. Segundo informações atualizadas pelo Governo de São Paulo, quase 2,5 mil pessoas foram afetadas. Deste total, cerca de 700 encontram-se desabrigadas. 

“Diante do maior índice acumulado de chuvas da história do Brasil, registrado no litoral paulista, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e o Cofen estão atuando conjuntamente para mapear os profissionais de Enfermagem que foram vitimados por essa catástrofe e também para apoiar a atuação nos serviços de saúde. Estaremos ao lado da categoria com apoio humanitário, buscando amenizar as dores e as perdas neste momento de dificuldade, além de fornecer o suporte técnico necessário na assistência à população”, afirmou James dos Santos, presidente do Coren-SP.

Clique aqui para acessar o formulário.

Equipe de Resposta Rápida 

A ERR tem como missão oferecer ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem afetados por desastres, em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Sua atuação é baseada na cooperação com os Conselhos Regionais, no sentido de apoiar as ações necessárias para garantir o cumprimento do exercício profissional, a qualidade da assistência e a segurança do paciente.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!