São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Glutamina, molécula presente na carne, ajuda a combater os danos ao DNA

Notícias

Glutamina, molécula presente na carne, ajuda a combater os danos ao DNA

03/12/2019

Outro dia aqui fiz minha campanha pré-verão contra a exposição direta ao sol, que acelera em muito o que o tempo já faz muito bem: danificar nosso DNA. Para os céticos de plantão que ainda achavam que danos ao DNA não eram lá muito problema, e talvez fossem apenas um efeito colateral dos danos que os radicais livres causam a outras partes das células que, essas sim, importam, eis a gota d’água. Camundongos mutantes tornados especialmente incapazes de reparar seu DNA envelhecem prematuramente e morrem cedo, cheios de danos acumulados nos neurônios do cérebro.

 

Mas o assunto do dia não é esse, e sim a boa notícia de que se envelhecimento não tem cura, ao menos tem como ser retardado. Sim, manter distância do sol é algo ao alcance de todos os veranistas. Mas há algo mais: glutamina. A glutamina é um dos 20 aminoácidos que constituem as proteínas do nosso corpo, e aliás o mais abundante dos 20 em nosso sangue. Glutamina também é a matéria-prima da qual os principais neurotransmissores do cérebro, glutamato e GABA, são produzidos.

 

Quando tudo vai bem, o corpo sabe produzir sua própria glutamina. Mas sob estresse, seja de condições de vida, de doenças como Alzheimer ou manipulações genéticas controladas em laboratório que aceleram o envelhecimento, o corpo passa a depender de glutamina ingerida na forma de comida. E quando começa a faltar glutamina no corpo, doses suplementares diárias fazem grande diferença.

 

Quem demonstra e defende os efeitos benéficos da suplementação com glutamina é o neurocientista estadunidense Karl Herrup, especialista em distúrbios do envelhecimento. Herrup demonstrou que suplementação oral da dieta com glutamina (atenção, não confundir com glicosamina, “para as cartilagens”!) reduz os indicadores de degeneração nervosa em camundongos com sinais de Alzheimer.

 

Depois, animado com os efeitos positivos, descobriu que a glutamina tem ação ampla, e protege até mesmo camundongos mutantes da decrepitude acelerada causada por defeitos genéticos no reparo de danos ao DNA.

 

Os camundongos ainda morrem, note bem; não se trata de um aminoácido mágico. Mas o que seria uma vida muito abreviada para um total de quatro meses se torna seis com glutamina suplementar.

 

Sim, tumores adoram usar glutamina como energia; por outro lado, mesmo com suplementação, o corpo parece saber manter o nível de glutamina do sangue apenas normal. Por um lado, tentar suplementar o que não está fazendo falta é inútil. Por outro, glutamina já tem na comida. Basta comer muita proteína.

 

Suzana Herculano-Houzel - Bióloga e neurocientista da Universidade Vanderbilt (EUA).



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!