São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Sobest divulga campanha para evitar feridas comuns em pacientes acamados

Notícias

Sobest divulga campanha para evitar feridas comuns em pacientes acamados

06/11/2019

A Sobest - Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências realiza em novembro a Campanha “Mude de Lado e Evite a Pressão”. A iniciativa, que ocorre desde 2013 em parceria com a National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) e a European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP), objetiva estimular a conscientização de profissionais e comunidade sobre as lesões por pressão (LP), muito comuns em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição.

 

A LP atinge em torno de 9% de todos os pacientes internados, sendo a maioria idosos, e cerca de 23% dos acamados que estão em tratamento residencial. Os idosos são as pessoas mais suscetíveis a desenvolver LP, devido às próprias condições causadas pelo envelhecimento do corpo humano, como a diminuição da espessura e a desidratação da pele, entre outros fatores.

 

Durante todo o mês, diversas iniciativas serão realizadas em hospitais, universidades e clínicas de todo o país, com atividades de conscientização de profissionais de saúde e cuidadores.

 

A lesão por pressão é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e tem sido o foco de ações globais de prevenção. É uma ferida na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em um determinado local do corpo, geralmente próximo de uma região óssea, aliada a uma pressão contínua nesta mesma região.

 

“Os pacientes acometidos sofrem alterações clínicas e danos funcionais importantes”, destaca a presidente da Sobest, Profa. Dra Angela Boccara. “Há também aumento da dor e perigo de infecções graves, o que gera internações mais prolongadas. E, o que todos queremos evitar, um risco maior de morbidade. Por isso, conhecendo estratégias de prevenção, é possível evitar essas lesões. Este é o objetivo desta campanha”, ressalta.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!