São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Em expansão na Bahia, formação de técnico em enfermagem oferece boas oportunidades

Notícias

Em expansão na Bahia, formação de técnico em enfermagem oferece boas oportunidades

09/09/2019

Eles estão nos hospitais, clínicas, em atendimentos de urgência e emergência em postos e centros de saúde. Presenças fundamentais na atenção domiciliar, no tratamento de feridas e até mesmo nos serviços de especialidades médicas. O mercado de trabalho para o técnico de enfermagem está em expansão no Brasil e na Bahia, especialmente porque além da assistência direta ao paciente, eles também trabalham com gestão, pesquisa e empreendedorismo.

 

Membro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ba), Cláudia Magalhães, 48 anos, por exemplo, começou a formação técnica há 28  e atuou em instituições como os hospitais  de Irmã Dulce, Sagrada Família e Cárdio Pulmonar. Há dez anos ela concluiu a formação superior na área, mas reconhece não poder esquecer o quanto a base técnica foi fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional.

 

“O curso técnico foi fundamental para que eu conseguisse vislumbrar o exercício e o mercado com um olhar muito mais crítico e assertivo”, diz a profissional, que agora caminha para a segunda especialização, dessa vez em enfermagem forense (ela é especializada em enfermagem do trabalho).

 

Formações

 

A gestora do Senac Aquidabã, Farani Gama, local que oferece curso de técnico de enfermagem, ressalta que a formação técnica habilita profissionais a promoverem o bem-estar dos pacientes, atuando com ações de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

 

“O objetivo é formar um profissional com conhecimentos técnicos e atuação humanística”, afirma, reforçando que, no Senac, a grade curricular, por exemplo, é multidisciplinar, com o intuito de preparar o aluno para atender às exigências do mercado de trabalho.

 

Na verdade, o Senac iniciou a oferta com o Curso Auxiliar de Enfermagem em 1989. A partir de 1997, passou a oferecer o curso Técnico em Enfermagem. Até então, são 24 turmas ofertadas, com cerca de 700 profissionais formados nesta ocupação, com 75% destes absorvidos pelos maiores hospitais do Estado, a exemplo do  São Rafael, com o qual o Senac mantém convênio há mais de  20 anos.“Atualmente estamos  com matrículas abertas para a turma que inicia em 07 de outubro e vai até 25 de março/2022”, diz Farani.

 

Atuações

 

Atualmente, o mercado que mais absorve profissionais recém-formados está justamente na assistência direta, especialmente na rede de serviços assistenciais, como os diversos programas de Saúde da Família.

 

Vale salientar que os profissionais que escolhem atuar com a assistência direta ao paciente, geralmente, atuam em redes hospitalares, nas unidades básicas de saúde, nos serviços de pré-atendimento hospitalar, nos home cares, nos centros de transplantes de órgãos, nos serviços especializados em estomatologia (feridas), oncologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, geriatria, entre tantos outros.

 

Já para aqueles que também têm habilidade para gestão, há a possibilidade de desenvolver funções nas coordenações de hospitais, postos de saúde, secretarias e universidades. Farani Gama ressalta que, no caso do Senac, há um serviço gratuito de encaminhamento ao mercado de trabalho, o Banco de Oportunidades, onde diversas empresas do segmento cadastram suas ofertas de vagas.

 

O ensino e a pesquisa são outras áreas de atuação que absorvem os profissionais de enfermagem, especialmente aqueles que investem na área acadêmica. Dentro da formação técnica, há a possibilidade do egresso da formação também realizar cursos de aperfeiçoamento como Assistência de Enfermagem em nefrologia; oncologia; em Terapia Intensiva; em Emergência, Urgência e Traumas; em Home Care; Cálculos e Farmacologia, entre outros.

 

Farani Gama ressalta que, no caso do Senac, há um serviço gratuito de encaminhamento ao mercado de trabalho, o Banco de Oportunidades, onde diversas empresas do segmento cadastram suas ofertas de vagas.

 

O ensino e a pesquisa são outras áreas de atuação que absorvem os profissionais de enfermagem, especialmente aqueles que investem na área acadêmica. Dentro da formação técnica, há a possibilidade do egresso da formação também realizar cursos de aperfeiçoamento como Assistência de Enfermagem em nefrologia; oncologia; em Terapia Intensiva; em Emergência, Urgência e Traumas; em Home Care; Cálculos e Farmacologia, entre outros.

 

ONDE ESTUDAR

 

Senac Av. José Joaquim Seabra, 403 - Baixa dos Sapateiros.Tel: (71) 3186-4000

 

Escola Técnica de Enfermagem Irmã Dulce  Av. Joana Angélica, 177 - Nazaré. Telefone: (71) 3321-9366

 

Escola Tecnica de Enfermagem San Rafael R. Mal. Floriano, 17 - Canela. Telefone: (71) 3336-2266

 

Centro de Formação Técnica em Enfermagem Irmã Dulce  R. do Salete, 378 - Barris, Tel: (71) 3328-3322

 

Escola Técnica em Saúde Maria Pastor Ladeira da Independência, 12 - Nazaré. Telefone: (71) 3321-3030

 

Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis Av. Cardeal da Silva, 1339 - Federação.Tel: (71) 3276-6738


  • Requisitos de acesso ao curso do Senac - turma de outubro 

 

Idade mínima  18 anos

 

Escolaridade  Cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio.

 

Inscrição  As matrículas podem ser realizadas de forma online, através do site: www.ba.senac.br  Ou nas Unidades do SENAC - Aquidabã: JJ Seabra, 403 - Baixa dos Sapateiros ou Casa do Comércio: Av Tancredo Neves, edf. Casa do Comércio, 7 º andar.



Fonte: Correio | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!