São Paulo, 4 de maio de 2024
Home / Notícias / Teste do pezinho vai investigar e prevenir mais duas doenças

Notícias

Teste do pezinho vai investigar e prevenir mais duas doenças

09/06/2011

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Teste do Pezinho, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, anunciou que o governo pretende incluir dois novos diagnósticos (deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita) nas investigações do teste feito nos recém-nascidos. Hoje o exame verifica quatro patologias (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística) que, se não tratadas, podem acarretar em deficiência mental ou prejuízos à qualidade de vida da criança.

 

A deficiência da biotinidase pode provocar problemas como convulsão, atraso no desenvolvimento mental, erupções de pele e apneia. A hiperplasia adrenal congênita é uma desordem genética das glândulas adrenais, que controlam o equilíbrio de hormônios do corpo. Alguns sintomas são desidratação, pressão baixa e baixo nível de açúcar no sangue.

 

De acordo com o secretário, cerca de 29,7 milhões de crianças foram examinadas pelo teste do pezinho entre 2001 e 2010.



Fonte: Extra Online
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!