São Paulo, 30 de abril de 2024
Home / Notícias / Moinhos de Vento lança comitê para incluir doenças crônicas na pauta da OMS

Notícias

Moinhos de Vento lança comitê para incluir doenças crônicas na pauta da OMS

15/04/2011

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, ES, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançaram ontem (14), o Comitê DCNT Brasil, que tem como objetivo incluir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis nas pautas da Agenda 21 e nas Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis – câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas – vêm se impondo como um problema de saúde pública em todo mundo. No Brasil, elas representam mais de 62% do total de óbitos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Conforme a presidente da FEMAMA e coordenadora do Núcleo Mama Moinhos, Maira Caleffi, apenas 0,9% do financiamento em saúde no mundo é destinado a essas doenças.

 

O grupo de especialistas, reunido no Hospital Moinhos de Vento, redigiu comunicação oficial a ser enviada ao Ministério da Saúde e OPAS, além de uma primeira versão da Declaração de Porto Alegre – documento que será finalizado no Consenso sobre o tema, durante o V Congresso Internacional de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, no próximo dia 20 de maio. Até 19 de maio, o documento ficará disponível no link “Notícias” no site do Hospital ( www.hospitalmoinhos.org.br ).

 

A Declaração de Porto Alegre será enviada à ONU e à OMS, para discussão durante a Convenção de Setembro, marcada para os dias 19 e 20 daquele mês, em Nova Iorque, Estados Unidos. “É nosso propósito influenciar representantes brasileiros e internacionais que estarão presentes na reunião de cúpula da OMS e na Assembleia Geral da ONU para que a pauta seja ampliada e para a valorização da importância desse grupo de doenças e seus fatores determinantes”, avalia o presidente do Conselho de Administração da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, José Adroaldo Oppermann.

 

Os interessados em participar com sugestões podem enviá-las pelo e-mail dcntbrasil@hmv.org.br



Fonte: Usina de Notícias
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!