São Paulo, 30 de abril de 2024
Home / Notícias / Enfermeira Luiza Bessa é homenageada pelo seu ativismo por um SUS eficiente

Notícias

Enfermeira Luiza Bessa é homenageada pelo seu ativismo por um SUS eficiente

15/04/2011

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7), a Câmara Municipal de Natal e o Conselho Estadual da Saúde (CES-RN) realizaram uma sessão extraordinária na Assembléia Legislativa do Estado para homenagear personalidades que se destacaram em benefício da saúde da população.

 

Dentre os homenageados, a enfermeira Maria Luzia Paiva Bessa Vale, conselheira do Coren-RN e Membro Titular do CES-RN, recebeu o título de Cidadã Natalense no Plenário Robinson Faria, por proposição do vereador George Câmara (PCdoB).

 

Para George Câmara, conceder o título a Luzia Bessa é reconhecer a luta em defesa do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) que é a maior Política Pública de inclusão social nesses últimos 20 anos em nosso País. “É uma homenagem a todos os militantes e todos aqueles comprometidos com o controle social, essencial à consolidação do SUS” na luta pela efetivação do direito à saúde. Além disso, “Luzia simboliza essa luta, uma vez que assumiu recentemente a Presidência do Conselho Estadual de Saúde”, assegurou o vereador.

 

Para Luzia Bessa “esse título não é uma homenagem pessoal e, sim, o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Natal ao Controle Social”.

 

Sobre Maria Luzia Paiva Bessa Vale

Maria Luzia Paiva Bessa Vale é natural da cidade de Rodolfo Fernandes, no oeste potiguar, onde estudou e concluiu o antigo Primário. Para dar continuidade aos estudos mudou-se para a vizinha cidade de Itaú e ainda muito jovem deslocou-se para Mossoró, onde concluiu o 2º Grau e o Curso de Enfermagem, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), no ano de 1990.

 

Por sua vocação voltada para a área da Saúde Pública, Luzia Bessa, como é popularmente conhecida, escolheu a profissão de Enfermeira. Atualmente, trabalha no Pronto Socorro do Hospital Regional Tarcisio Maia em Mossoró e sua opção de vida no campo da política é atuar junto aos movimentos sociais, com foco na área da Saúde.

 

Apesar de jovem, tem vasta experiência profissional e intensa militância política nas lutas em defesa dos trabalhadores e da Saúde Pública. Foi fundadora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Rio Grande do Norte – Sindsaúde-RN; participante da organização de várias Conferências Municipais de Saúde em Mossoró/RN e relatora em Conferências de Saúde nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

 

Como enfermeira do Programa de Saúde da Família – PSF trabalhou na formação do Grupo de Idosos hipertensos e diabéticos, com reconhecidos resultados apresentados em eventos de âmbito municipal, estadual e nacional. No Hospital Regional Tarcisio Maia – HRTM, compõe a equipe que organizou e implantou o ACCR – Acolhimento Com Classificação de Risco como ferramenta da PNH – Política Nacional de Humanização; além de ter realizado voluntariamente trabalho educativo (rodas de conversas) com usuários e acompanhantes do HRTM sobre a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde.

 

Luzia Bessa foi presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. Participou da Conferência Mundial de Saúde, em 2009, no Pará, e da Conferência Mundial de “Solidariedad entre Mujeres”, em Havana, Cuba.

Foi instrutora e supervisora na formação dos profissionais de nível médio da Enfermagem, no Projeto Larga Escala e PROFAE do Governo Federal / Ministério da Saúde e SENAC.

 

Atualmente é conselheira Municipal de Saúde em Mossoró/RN e também diretora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), cargo este que a proporciona ser representante da entidade no Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.



Fonte: Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!