São Paulo, 30 de abril de 2024
Home / Notícias / Simpósio de Saúde aborda a atenção da enfermagem na Saúde da Família

Notícias

Simpósio de Saúde aborda a atenção da enfermagem na Saúde da Família

14/04/2011

O I Simpósio de Saúde do Estado de Roraima, realizado pela Assembleia Legislativa, começou com um tema bem presente na enfermagem: "Atenção da Enfermagem na Estratégia Saúde da Família - Problemas e Soluções", palestra esta proferida pelo representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RR) Bernardo Alem.

 

Em breve apresentação, Bernardo disse que a instituição conta hoje com 505 enfermeiros, 1.417 auxiliares e 1.714 técnicos inscritos na instituição, perfazendo 75% do total de profissionais da área de saúde do Estado. Destacou ainda que o Estado conta atualmente com sete instituições formadoras, sendo quatro em nível médio e três em nível superior.

 

Ele ainda acrescentou que o trabalho dos profissionais de enfermagem está sob constante vigilância ética e moral, cobrança técnica e temporal, e grande exigência na excelência das condições dos cuidados para com a vida. "Este profissional tem características primorosas, tendo como fatores que incidem no resultado de seu trabalho, a coordenação gestora da equipe, programas, educação permanente e para a saúde, sistemas de informação do SUS, consultas e programas, visitas e procedimentos e ainda a gerência de insumos", enfatizou Bernardo.

 

Como principais dificuldades encontradas na área, Bernardo destacou a falta de nomeação de responsáveis técnicos, falta de protocolos e normas técnicas municipais, déficit logístico, déficit de transporte, supervisão comprometida, fatores da precarização e remuneratórios, interferências externas no processo técnico e resistência ao entendimento da Clínica Ampliada (singularidades).

 

Entre as soluções apontadas pelo representante do Coren-RR para solucionar a problemática do setor de Saúde básica, estão: a contratação por concurso público, nomeação dos responsáveis técnicos, criação e regulamentação dos protocolos de Atenção Básica, fortalecimento das instituições parceiras no processo de Educação Permanente (ETSUS, IFRR,UFRR, SEBRAE), criação de mecanismos que reduzam a rotatividade (ou a desvinculação) de profissionais, e jornadas de trabalho adequadas à preservação da mão de obra, da saúde física, mental e social do trabalhador.

 

"Ao fazer essa exposição, acreditamos que podemos mudar a realidade atual e parabenizamos a iniciativa do Poder Legislativo em trazer à tona a discussão de um setor tão problemático, como o da saúde pública. Acreditamos que ao final desses debates, teremos um documento que irá oferecer diretrizes para o Poder Público gerir de forma mais coesa e acertada o setor de saúde do nosso Estado", destacou Bernardo Alem.



Fonte: BV News | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!