São Paulo, 30 de abril de 2024
Home / Notícias / Congresso Sul Brasileiro sobre SAE começa em Santa Catarina

Notícias

Congresso Sul Brasileiro sobre SAE começa em Santa Catarina

12/04/2011

Chapecó, em Santa Catarina, recebe nos próximos dias 14 e 15 de abril o I Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

 

Organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção de Santa Catarina (ABEn-SC) e pelo Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o evento espera receber cerca de 800 participantes ávidos para discutir e refletir sobre o uso de uma metodologia de trabalho no cotidiano da prática profissional de Enfermagem.  A Resolução Cofen 358/2009, que dispõe sobre a SAE e a implementação do processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados, será um dos focos.

 

A mesa de abertura terá coordenação da enfermeira Ana Lúcia Cardoso Kirchhof, vice-presidente da ABEn-SC. E para a palestra de abertura, dia 14, a partir das 9 horas, está sendo esperada a enfermeira Denise Pires, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), que abordará o tema “A SAE como instrumento de Processo de Trabalho do Enfermeiro”. Segunda ela, discutir sistematização da assistência de enfermagem é fundamental para instrumentalizar enfermeiros para prestar cuidados de enfermagem com maior segurança e melhor qualidade. 

 

No primeiro dia ainda acontecem palestras com os temas “SAE: conceitos e aplicabilidade”, ministrada pela enfermeira Maritê Inês Argenta, professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Conselheira do Coren-SC; “Uso da Informática na aplicação da SAE”, com a enfermeira Vera Lúcia Mendes Dias, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e “Raciocínio Clínico/Julgamento Crítico”, com a enfermeira Shirlene Pavelqueires, professora da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA/SP).

 

Para a programação dos dois dias também estão previstos relatos de experiência de implantação da SAE, pôster e mini-cursos.

 

Mais informações www.aben-sc.com 



Fonte: Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!