São Paulo, 30 de abril de 2024
Home / Notícias / Enfermagem ratifica que Método Canguru acelera alta de bebês prematuros

Notícias

Enfermagem ratifica que Método Canguru acelera alta de bebês prematuros

12/04/2011

Desde 2002 já passaram pelo Método Canguru do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, RS, em torno de 500 bebês prematuros. O programa de humanização foi criado pelo Ministério da Saúde em 1999 com o objetivo de diminuir o tempo de internação do bebê e para que ele possa ter um maior contato com os pais durante a internação. O Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal do HSVP conta com uma estrutura específica para o desenvolvimento do método, priorizando comodidade e conforto de mães, pais e recém-nascidos.

 

A enfermeira do CTI Pediátrico Neonatal, Josevane Conte, informa que em torno de 100 recém-nascidos realizam o método. "O canguru deixa o bebê mais calmo, aumenta a confiança do recém-nascido que se sente protegido e obtém-se maior controle da temperatura corporal, resultando em ganho de peso e menos tempo de internação".

 

A neonatologista, Dra. Cristiane Cassanelo, informa que "o projeto tem aceitação científica nacional e internacional, proporcionando ao bebê benefícios comprovados. A maioria dos recém-nascidos prematuros do HSVP passa pelo projeto, desde que apresente peso adequado às exigências, que é acima de 1.500 kg".

 

Segundo a técnica de Enfermagem, Jane Moreira, que acompanha o projeto desde seu início, antes os bebês permaneciam internados de 100 a 150 dias, agora esse tempo diminuiu pela metade, de 45 até 60 dias de internação. O ganho de peso também aumentou, antes era de 10 a 12 gramas diárias e agora aumentou para 30 a 35 gramas diariamente. "O contato pele a pele com o bebê traz tranquilidade. Pesquisas apontam que no futuro estas crianças terão maior poder de decisão e serão mais determinadas", ressalta.

 

Para Joseléia Hermann da Maia, que já está participando do Método Canguru há três meses, o contato com o filho beneficia o bebê e a mãe. "Sinto-me mais segura e tenho um relacionamento mais aberto com a equipe do CTI. Não conhecia o projeto e quando o meu bebê nasceu prematuro e veio para o CTI não imaginei que poderia ter esse contato diário com ele".



Fonte: Diário da Manhã
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!