São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


“ O Sistema Único de Saúde que dá certo”: Ações de humanização no pré-natal

28/07/2016

 

Camila Nunes Barreto

Lais Antunes Wilhelm

Silvana Cruz da Silva

Camila Neumaier Alves

Luiza Cremonese

Lúcia Beatriz Ressel

 

Resumo

Objetivos: Entender como ocorrer a aproximação dos pressuposto de humanização das políticas públicas e dos programas de saúde proposto pelo ministério da Saúde na práxis da atenção pré-natal de risco habitual.

Método: Estudo de campo, descritivo exploratório de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada de fevereiro a junho de 2014, com observação participante e entrevista semiestruturada, em quatro unidades de saúde da família, tendo a participação de cinco enfermeiros e três médicos. Quanto à análise de dados, optou-se pela Proposta Operativa.

Resultados: As categorias reveladas neste estudo que promoveram a humanização da atenção pré-natal foram: a aproximação e a vinculação da gestante e de sua família com a unidades de saúde da família e a educação permanente como facilitadora na humanização no pré-natal.

Conclusões: Compreende-se para a aproximação de uma atenção humanizada é necessário um olhar ampliado frente às singularidades das mulheres.

 

Palavras-chave: Cuidado pré-natal.Humanização da assistência. Atenção primária à saúde. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.