São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Enfermagem obstétrica: Contribuições ás metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

28/07/2016

 

Thamiza da Rosa dos Reis

Cláudia Zamberlan

Jacqueline Silveira de Quadros

Jessica Torres Grasel

Adriana Subeldia dos Santos Moro

 

Resumo

Objetivo: Caracterizar e analisar a assistência ao parto e ao nascimento realizado por Residentes em Enfermagem Obstétrica.

Método: Estudo quantitativo e retrospectivo de 189 partos normais assistidos por Residentes de Enfermagem Obstétrica, no período de julho de 2013 a julho de 2014, em uma maternidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados deu-se através de levantamento de informações dos prontuários clínicos e, para a análise, utilizou-se a estatística descritiva.

Resultados:  Constatou-se o amplo uso de método não invasivos e não farmacológicos de alívio da dor e a liberdade de posição durante o trabalho de parto. Destaca-se que 55,6% das mulheres não foram submetidas a nenhuma intervenção obstétrica.

Conclusões: Foi possível identificar que o Programa de Residência em Enfermagem possibilita a redução de intervenções obstétricas, refletindo diretamente na melhoria da saúde materna.

 

Palavras-chave: Obstetrícia. Parto. Parto humanizado. Saúde materno-infantil. Internato não médico. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.