Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar
28/07/2016
Cecília Passos Vaz da Costa
Maria Helena Barros Araújo Luz
Resumo
Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnótico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.
Método: Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica que utilizou o referencial pedagógico de educação problematizadora; a metodologia para desenvolvimento do objeto de aprendizagem seguiu as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado, e a taxonomia revisada de Bloom foi utilizada para elencar os objetivos educacionais.
Resultados: Os quatro módulos do objetivo de aprendizagem desenvolvido foram inseridos na plataforma educacional do Modle. Os pressupostos teóricos permitiram conceber um material educativo virtual o que se configura como instrumento importante para a promoção de uma aprendizagem efetiva no âmbito educacional da enfermagem.
Conclusão: Espera-se agregar valor às práticas de ensino da enfermagem mediante utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino do raciocínio diagnósticoi aplicado à pele e aos anexos cutâneos.
Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Diagnóstico de enfermagem. Pele.