São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Teoria dos sintomas desagradáveis: subsídios para o manejo de sintomas em crianças e adolescentes oncológicos

25/07/2016


Luis Carlos Lopes-Júnior

Emiliana de Omena Bomfim

Lucila Castanheira Nascimento

Gabriela Pereira – da – Silva

Regina Aparecida Garcia de Lima

 

Resumo

Objetivo: Apresentar o panorama atual dos clusters de sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer, na perspectiva da Teoria de Médio Alcance de Sintomas Desagradáveis.

Métodos: Estudo teórico cientifica apresenta resultados escassos internacional e na análise critica dos autores.

Resultados: A literatura cientifica apresenta resultados escassos  internacionalmente e ausente no Brasil, no que diz respeito aos Cluters de sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer. Esta é uma teoria consistente porque a complexidade e a interação dos sintomas, as inter-relações entre os mesmo, os fatores que os influenciam e os resultados e consequências destes, corroborando o planejamento de intervenções de enfermagem em oncologia pediátrica.

Conclusão: Atualizar o conhecimento desse tema, bem como discutir as teorias que dão suporte à pesquisa e à prática clínica no manejo de sintomas, é parte fundamental para qualificar o cuidado de enfermagem.

Conclusão: Atualizar o conhecimento desse tema, bem como discutir as teorias que dão suporte à pesquisa e à pratica clinica no manejo de sintomas, é parte fundamental para qualificar o cuidado de enfermagem.

 

Palavras-chave:Sintomas concomitantes. Neoplasias.Crianças.Adolescente.Enfermagem oncológica.