Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
25/07/2016
Daniele Delacanal Lazzari
Jussara Gue Martini
Juliano de Amorim Busana
Resumo
Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.
Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “ docentes de enfermagem” e “ prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave ”docência em enfermagem” ou “ ensino em enfermagem” e “ professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicadas no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.
Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflitos de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.
Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.
Palavras-chave:Docentes de enfermagem.Prática do docente de enfermagem. Ensino.