São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Mecanismo de controle da integração ensino-serviço no Pró- Saúde Enfermagem.

25/07/2016


Selma Regina de Andrade

Astrid Eggert Boehs

Carlos Gabriel Eggert Boehs

Pollyana Plautz Gorris

 

Resumo:

Objetivo: caracterizar e analisar os mecanismo de controle em relações interorganizacionais na integração entre o ensino e o serviço de saúde, vinculado ao Programa Pró-Saúde, junto ao docentes e enfermeiros assistenciais de Centros de Saúde de Florianópolis.

Método: abordagem qualitativa, estudo de caso único. Foram feitas 16 entrevistas semiestruturadas no segundo semestre de 2012, em oito Centros de Saúde, nos quais alunos de enfermagem realizam atividades práticas e estágios em atenção primária. A análise foi de conteúdo, comparando-se as resposta dos dois segmentos.

Resultados: Identificadas três categorias: Caracterização dos mecanismos de controle; influencias dos mecanismo de controle; e  Sugestões de aperfeiçoamento dos mecanismos de controle da integração ensino e serviço, melhor será a gestão da cooperação interorganizacional e maior será a repercussão na assistência ao usuário.

 

Palavras-chave: Educação em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Atenção primária à saúde.