São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Os domínios afetados na qualidade de vida de mulheres com neoplasia mamária

23/09/2015

Objetivo: o objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida das mulheres com neoplasia mamária subtidas à quimioterapia nos convênios público e privado.

Método: Trata-se de estudo observacional, de coorte prospectivo, realizado com 64 mulheres portadoras de neoplasia mamária. Os dados foram coletados com a utilização dos instrumentos Quality of Life Questionnaire C30 e Breast Cancer Module BR23. Para análise dos dados foram utilizados os teste estatísticos de Mann Whitney e Friedman, com valores estaticamente significantes para  p< 005.

Resultados: Os resultados significantes no convênio público foram: função física, dor, imagem corporal, efeitos sistêmico e perspectivas futuras No convênio privado, foram: função sexual, social e imagem corporal.

Conclusão: A qualidade de vida das mulheres foi comprometida em decorrência do tratamento quimioterápico em ambas as instituições, porem em domínios diferentes,o que subsidia em cuidado de enfermagem direcionado de acordo com as características de cada grupo.

 

Palavras- Chave: Enfermagem oncológica. Qualidade de vida. Neoplasias da mama.


Sabrina unesGarcia

Michele Jacowski

Gisele Cordeiro Castro

Carola Galdino

Paulo Ricardo Bittencourt Guimarães

 

Luciana Puchalski Kalinke


Fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem – volume 36 - Numero 2 ,  Junho  de 2015