São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Opinião dos enfermeiros sobre a utilização dos indicadores de qualidade na assistência de enfermagem

23/09/2015

Objetivo:  Investigar a opinião de enfermeiros de instituição hospitalares sobre a utilização dos indicadores de qualidade da assistência de enfermagem.

Método: Pesquisa conduzida pela abordagem qualitativa com 41 enfermeiros de dois hospitais filantrópicos no interior de Minas Gerais, no período de setembro a outubro de 2013. Utilizaram-se entrevista com roteiro semiestruturado. Os dados empíricos foram organizados mediante análise de conteúdo.

Resultados: Constatou-se que os indicadores são importantes para avaliação da assistência prestada, melhoria da qualidade da assistência e para definição de estratégias para alcançar metas.

Conclusões: Dentro das dificuldades encontradas na utilização dos indicadores, foi possível elencar os seguintes elementos constitutivos: falta de tempo, número inadequado de profissionais e falta de conhecimento a respeito do tema abordado, Conclui-se que os enfermeiros estendem os indicadores como instrumentos de avaliação e melhorias, entretanto possuem em atendimento incompleto e fragmentado sobre sua utilização.


Palavras – Chave: Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Cuidados de enfermagem. Enfermagem.


Thaizy Valânia Loes Silveira

Pedro Paulodo Prado Júnior

AndréiaGuerra Siman


Marilane de Oliveira Fani Amaro


Fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem – volume 36 - Numero 2 ,  Junho  de 2015