São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / A influência da dieta no microbioma humano é foco de tese brasileira premiada na Alemanha

Notícias

A influência da dieta no microbioma humano é foco de tese brasileira premiada na Alemanha

31/01/2022

Agência FAPESP* – A tese de doutorado desenvolvida por Jonas Coelho Kasmanas, aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e bolsista da FAPESP, foi um dos seis trabalhos vencedores do Helmholtz Information & Data Science Academy HIDA – prêmio concedido pela Helmholtz Association of German Research, da Alemanha.


Denominado “Analysis and Classification of Human Microbiomes: detection of bioindicators and optimization through machine learning”, o trabalho de Kasmanas foi conduzido no âmbito do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sob a orientação dos professores André Ponce de Leon Carvalho, do ICMC-USP, e Peter Stadler, na Alemanha. A tese teve seu primeiro capítulo publicado como “HumanMetagenomeDB: a public repository of curated and standardized metadata for human metagenomes”.


O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no ICMC-USP, em São Carlos.


Segundo Kasmanas, o foco do trabalho é a influência de diferentes dietas no microbioma humano. “É certo que em nosso organismo há mais genes das nossas comunidades microbianas do que genes humanos. No eixo intestino/cérebro há muitas perguntas que, se respondidas, podem até mesmo levar a soluções para doenças psiquiátricas”, avalia.


Atualmente, conta o doutorando, o número de metagenomas em repositórios públicos está aumentando exponencialmente. “Esses bancos de dados permitem que os cientistas reanalisem amostras e explorem novas hipóteses. No entanto, a mineração de amostras pode ser um fator limitante, uma vez que os metadados disponíveis nesses repositórios são frequentemente mal anotados, enganosos e descentralizados, criando um ambiente excessivamente complexo para reanálise de amostra. O objetivo principal da nossa pesquisa é simplificar a identificação e o uso de metagenomas humanos públicos de interesse”, explica.


Uma das respostas que podem surgir por meio da análise de metagenomas é se há associação entre o consumo de determinados alimentos e o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos, por exemplo.


* Com informações da Assessoria de Comunicação do CeMEAI.



Fonte: Agência Fapesp | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!