São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Pioneira da Enfermagem brasileira, Anna Nery é retratada em novela

Notícias

Pioneira da Enfermagem brasileira, Anna Nery é retratada em novela

14/01/2022

Uma figura histórica muito importante para a Enfermagem brasileira marcou presença no capítulo da última terça-feira (11/1) da novela “Nos Tempos do Imperador”, exibida às 18h25 na TV Globo. No capítulo, a personagem “Pilar” (Gabriela Medvedovski), que na trama é uma jovem estudante de medicina, se encontra com Anna Nery (Cyria Coentro).

 

A Anna Nery da ficção se reúne com a Imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) e com o Imperador Dom Pedro II (Selton Mello), e pede aos governantes para ir à guerra no Paraguai, acompanhar os filhos militares. Ela será acompanhada na empreitada por Pilar.

 

Anna Nery nasceu na cidade de Cachoeira, na Bahia, em 1814, e realmente teve três filhos, dois dos quais foram à guerra do Paraguai acompanhados do irmão de Anna, que também era membro do exército. A pioneira da Enfermagem brasileira realmente pediu para acompanhá-los, no ano de 1865, com o intuito de prestar serviços aos feridos.

 

Fotografia histórica de Anna Nery

 

Ao contrário do que foi retratado na ficção, quem recebeu o pedido de Nery não foi o casal imperial, mas o presidente da província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, que deferiu o pedido. Anna Nery seguiu então para o Paraguai, onde prestou serviços como voluntária nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção. Um de seus filhos morreu na guerra.

 

Terminado o conflito, em 1870, Anna Nery retornou ao Brasil, sendo reconhecida como heroína e condecorada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu em 20 de maio de 1880, na cidade do Rio de Janeiro, aos 65 anos.

 

É considerada a pioneira da Enfermagem brasileira e a data de seu falecimento, 20 de maio, marca o dia de encerramento da Semana da Enfermagem, comemorada anualmente em homenagem aos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de Enfermagem – a semana se inicia no dia 12 de maio, data de nascimento de Florence Nightingale.



Fonte: Coren-SP | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!