São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Sonhando cursar enfermagem, dona de casa de 52 anos tenta Enem há mais de uma década no Piauí: 'sei que vou conseguir'

Notícias

Sonhando cursar enfermagem, dona de casa de 52 anos tenta Enem há mais de uma década no Piauí: 'sei que vou conseguir'

02/12/2021

Maria da Cruz Lopes de Oliveira Silva, de 52 anos, realiza a prova do Enem há mais de 10 anos. Desde 2009, ela tenta uma vaga no curso de enfermagem ou ciências biológicas. Neste domingo (28), ela faz o segundo dia de provas no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina.

 

Natural de Santa Filomena, no Sul do estado, Maria, que hoje trabalha com serviços gerais, mora em Teresina desde 1999. Na cidade natal, ela concluiu o ensino médio aos 18 anos e logo parou de estudar por um período. "Em Teresina, eu conheci meu marido, tive filhos e decidi voltar a estudar. Fiz novamente o ensino médio porque já fazia muito tempo que eu tinha terminado lá no interior. Depois já fui tentando o Enem", contou.

 

Atualmente, ela também faz o curso técnico de contabilidade no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e já possui outros, como técnico em enfermagem e segurança do trabalho. "Eu já zerei uma redação no Enem, mas também já fiz 720 pontos em uma prova. É difícil ser dona de casa, trabalhar fora, cuidar dos filhos e estudar".

 

Dona Maria mora no Residencial Francisco Trindade, no bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte da capital, com o marido e os dois filhos, uma jovem de 21 anos, que cursa pedagogia na UFPI, e um adolescente que está no ensino médio. Ao g1, ela contou que recebe muito apoio dos filhos.

 

"Olho pra UFPI e penso que quero estar aqui junto com minha filha. Só coloco minhas opções de curso pra cá. Sinto muito orgulho dela, é um presente. Batalhamos pra ela estar aqui. ter educação, e hoje eu batalho por mim, tento minha vaga", comentou. No cotidiano, Maria afirmou "se desdobrar com o tempo" para inserir os estudos na rotina.

 

"Depois do trabalho, eu chego e vou assistir aula do curso. Pro Enem, eu assisto vídeos na Internet e tento fazer umas questões, uma redação. Tem dia que vou dormir mais de meia noite."

 

"Eu só peço que não desistam. A gente tem que correr atrás dos sonhos, não importa por quanto tempo. Eu acredito muito em mim, e sei que um dia vou conseguir", completou.


Cerca de 56 mil devem fazer a prova

 

O Piauí tem 56 mil candidatos que continuam concorrendo a uma vaga no ensino superior pelo Enem 2021. Este foi o total de presentes no primeiro dia de provas, do total de mais de 73 mil inscritos, e que devem comparecer ao segundo dia, este domingo (28).

 

O estado teve a segunda menor taxa de abstenção nas provas no primeiro dia, com 21,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Em todo o Brasil, 26% dos 3,1 milhões de inscritos não fizeram as provas. O número é bem menor se comparado à taxa de 2020, que foi de 51,5%.

 

Com relação ao Enem aplicado de forma digital, o Piauí teve 44,3% dos inscritos ausentes. Para a aplicação do Enem impresso, o estado teve a participação de 33 municípios, com 444 locais de prova e 4.185 salas de prova.

 

A aplicação de forma digital ocorreu em dois municípios e em 12 locais, sendo 62 salas de aplicação de provas do Exame no estado.



Fonte: G1 | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!